Sem categoria

Exercício físico pode antecipar morte de células e abrir porta para doenças

Compartilhe:     |  30 de maio de 2016

Se as células morrem antes do nascimento das novas, a imunidade baixa e abre-se uma porta para doenças. Pesquisadores da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), de São Paulo, mostrou que a antecipação da morte celular está em algo em que se imagina só haver benefícios: os exercícios físicos.

Embora essa prática continue sendo uma das principais recomendações médicas para uma vida saudável, “tudo demais é veneno”, como diz o ditado popular. O estudo analisou um grupo de atletas de alto nível e mostrou que, após a exposição ao esforço físico, as células do sistema imunológico morriam mais rápido que o normal.

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acrescentam que esse fenômeno é mais perigoso em pessoas que não estão condicionadas fisicamente a grandes esforços, a exemplo dos ‘atletas de fim de semana’. Elas pessoas sofrem o chamado overtraning: exaustão física da qual o corpo não consegue se recuperar. Isso ocorre quando um sedentário se submete à prática de exercícios de uma hora para outra, todos os dias da semana, numa rotina de atleta de alto nível, sem haver uma adaptação. O resultado é fadiga em pouco tempo, seguida de lesões e doenças infecciosas.



Fonte: Correio da Paraíba - Ainoã Geminiano



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais