Notícias

Existência de parte sadia é esperança para salvar limoeiro que está secando

Compartilhe:     |  22 de Maio de 2015

Enquanto estão secando os galhos dos dois limoeiros que tenho, os frutos crescem, ficam amarelos e caem. Há ainda como salvá-los?

José Vieira de Alencar
Bom Jardim, Maranhão

Se ainda houver alguma parte sadia nos limoeiros que estão secando, é possível realizar medidas para tentar salvar as plantas. Uma delas é a execução de podas dos galhos, que deve ser feita cerca de 50 centímetros abaixo da região na planta onde começa o secamento. A aplicação de adubações e regas é outra recomendação importante para forçar novas brotações. Sempre que o limoeiro apresentar sintomas de falta de água, como o início de murchamento, a irrigação deve ser aplicada na planta. Contudo, como sempre é bom ter mais informações para realizar o diagnóstico correto do problema, indica-se também solicitar a visita de um profissional no local para análise das fruteiras e das condições do plantio. Habilitado, o profissional pode examinar os limoeiros e fornecer orientações específicas para o caso.

CONSULTOR: JOSÉ DAGOBERTO DE NEGRI, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399, [email protected]



Fonte: Revista Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais