Notícias

Extinção do pombo-passageiro pela caça predatória completa 100 anos

Compartilhe:     |  2 de setembro de 2014

Por John R. Platt

A segunda-feira (1) foi o dia de um centenário triste: o 100º aniversário da extinção do pombo-passageiro (Ectopistes migratorius), uma espécie antes tão abundante que seus bandos escureciam os céus americanos. Hoje os únicos remanescentes de pombos passageiros são um punhado de espécimes preservados juntando poeira em museus e exposições. Estes pássaros mortos empalhados e montados servem como grave lembrete dizendo que fizemos isso, e sim, vamos, sem dúvida, fazer novamente.

O pombo passageiro: Ido, mas não esquecido.

O pombo-passageiro (Ectopistes migratorius) foi provavelmente a ave mais abundante no planeta. Estima-se que tenham chegado a existir mais de 5 bilhões (5×109) de indivíduos nos Estados Unidos. Viviam em enormes bandos, sendo que o maior chegou a ter 1,6 quilômetros de largura e 500 quilômetros de comprimento, com cerca de 2 bilhões (2×109) de aves. Para que este gigantesco bando atravessasse uma região, eram necessários vários dias.

ilustração representando um machoDurante o verão, o pombo-passageiro vivia espalhado pela América do Norte, a leste das Montanhas Rochosas. No inverno, migravam para o sul dos EUA.

Caçados maciçamente para servirem para a alimentação humana e animal, já apresentavam um sensível decréscimo no seu número em meados do século XIX. Como punham apenas um ovo de cada vez, o período necessário para a recuperação da espécie seria longo, mas a matança continuou antes que isso pudesse ocorrer. Estima-se que quase todos os animais do último bando existente (cerca de 250 mil exemplares) foram mortos num único dia de caçada em 1896. O último exemplar selvagem foi morto em Ohio, em 1900.

O último exemplar em cativeiro, uma fêmea chamada Martha, faleceu no Jardim Zoológico de Cincinnati a 1 de setembro de 1914. O corpo da ave foi congelado e encaminhado ao Instituto Smithsoniano para ser taxidermizado e exibido ao público.



Fonte: Scientific American Brasil - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais