Arte de Reciclar

Faça artesanato para cozinha com talheres antigos

Compartilhe:     |  25 de julho de 2020

Talheres gastos e enferrujados podem ganhar uma segunda vida como artesanato para cozinha. Confira dicas!

Artesanado para cozinha
Imagem de Bicanski, disponível no Pixnio sob licença CC0

O que fazer com talheres velhos além de simplesmente jogá-los fora? Mesmo com belos revestimentos, esses objetos se desgastam com o tempo e acabam ficando com um aspecto enferrujado. Uma alternativa além do descarte é o upcycle, técnica em que um objeto sem uso em sua finalidade de origem é transformado em um novo objetivo, com um artesanato para cozinha, por exemplo. Confira algumas dicas de como reaproveitar talheres antigos para fazer artesanato para cozinha.

Moldura

Você pode fazer molduras para espelhos usando colheres de plástico. O número de colheres necessárias depende do tamanho que se deseja obter. Com as colheres de metal, é possível fazer ganchos de parede, porta-bolsas, porta-chaves.

Veja o passo a passo de como fazer uma linda moldura de espelhos:
  1. Primeiramente meça o diâmetro do espelho com ajuda de uma régua para que se possa fazer a base onde será colocado o espelho;
  2. Desenhe em um papelão uma circunferência maior que a do espelho;
  3. Recorte a base com ajuda de um estilete e cole nela o espelho, espere secar;
  4. Após isso cole as colheres em torno da base, uma ao lado da outra com cola quente;
  5. Faça a segunda camada de colheres, mas dessa vez, elas serão coladas no espelho para que se forme um desnível.

Fruteira

Outra opção de artesanato para cozinha com talheres é uma fruteira, com um design moderno e mais elaborado. Para isso é necessário também o uso de uma base de madeira, além dos talheres antigos. Faça algumas aberturas na madeira para que seja possível encaixar os talheres. Se for possível entortar os talheres para obter um visual mais arrojado, não hesite.

Ganchos de Parede

Esse artesanato para cozinha é mais fácil. Basta pregar os talheres na parede ou em uma base de madeira do tamanho que desejar. Com essa opção você pode decorar a madeira do jeito que lhe mais agradar, ou seja, libere a imaginação. Aqui temos um passo-a-passo para lhe ajudar:

  1. Dobre seus utensílios: a maneira mais fácil de fazer isso é colocar os talheres em água fervente. Assim que eles amolecerem um pouco, use pinças, dobre os talheres em torno de algo pequeno e redondo (use um copo pequeno);
  2. Pinte suas peças de madeira – ou outro material, 1-2 demãos de tinta acrílica cada;
  3. Cole o gancho nas costas da base de madeira. Cole os utensílios na frente da base usando a menor quantidade de cola quente possível;
  4. Pronto! Agora você tem um porta-chaves super original com materiais que iriam para o lixo!

Com criatividade e imaginação é possível reutilizar muitas das coisas que achamos que já não servem para nada e transformá-las em novos objetos, como é o caso do artesanato para cozinha.

Para reciclar seus itens de metal, consulte o posto de reciclagem mais próximo em nosso mecanismo de busca gratuito.



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais