Notícias

Falta de vitamina A pode provocar cegueira noturna, diz o Dr. Luiz Carlos Portes

Compartilhe:     |  30 de setembro de 2014

Entrar no túnel enquanto se dirige em um dia de sol, enxergar durante a noite, ler na cama pode ser mais difícil para algumas pessoas que para outros. Aqueles que tem o grau elevado de miopia, por exemplo, podem ter problemas, mas a adaptação acontece. A dificuldade de enxergar em ambiente escuro, quando não é apenas momentânea, é o principal sintoma da cegueira noturna. A Nictalopia é uma doença que compromete a visão em ambientes de sombra ou escuridão e em alguns casos tem cura.

— Essa doença pode ter um fundo congênito que é irreversível, mas também pode ser provocada pela deficiência nutricional de vitamina A diz o Dr. Luiz Carlos Portes, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro da atual diretoria.

A retina é composta por células em formato de bastonetes, responsáveis por permitir a visão em baixa luminosidade, e de cones, que permite uma visão mais detalhada. A vitamina A atua na parte química das ações dos receptores em forma de bastonetes e compromete a adaptação da visão em ambientes de penumbra. Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame de fundo de olho para avaliação da retina, já que a catarata, por exemplo, provoca sintomas parecidos.

— Nestes casos, basta procurar um profissional que indicará a reposição de vitamina, seja pela alimentação ou por meio de medicamentos, e a função será recuperada — explica o oftalmologista.

Já cegueira noturna congênita não tem cura e impõe limitações ao paciente, que deve evitar dirigir à noite.

Veja alimentos que são fonte de vitamina A

Além de trazer benefícios para a saúde dos olhos, a vitamina A também é boa para a pele, contribui para o crescimento, evita infecções e tem ação antioxidante. São fonte de vitamina A os seguintes alimentos:

– leite integral

– ovo

– batata doce cozida

– abóbora cozida

– cenoura crua

– manga

– espinafre

– couve



Fonte: Extra - Luiza Toschi



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais