Notícias

FAO lança 1º relatório sobre contribuições da biodiversidade para produção agrícola

Compartilhe:     |  9 de fevereiro de 2019

A FAO realiza no próximo 15 de fevereiro uma coletiva de imprensa para apresentar as conclusões do seu relatório Estado da Biodiversidade Mundial para a Alimentação e a Agricultura. A publicação é a primeira a analisar o estado das plantas, animais e microrganismos que apoiam a produção agrícola e alimentar — nos níveis genético, das espécies e do ecossistema. O documento será lançado em 22 de fevereiro.

A biodiversidade para a alimentação e a agricultura engloba não apenas as plantas e animais silvestres e domesticados que fornecem alimento, ração, combustível e fibra, como também a “biodiversidade associada”, isto é, o conjunto de organismos que apoiam a produção de alimentos (incluindo abelhas e outros polinizadores, plantas, animais e microrganismos que ajudam a purificar a água e o ar, combatem doenças agrícolas e pecuárias e mantêm os solos férteis). O relatório analisa todos esses elementos.

A biodiversidade para a alimentação e a agricultura é a base dos sistemas alimentares. Ela torna os sistemas de produção e meios de subsistência mais resilientes a choques e tensões, inclusive aos efeitos das mudanças climáticas. A diversidade biológica também é fundamental para aumentar a produção de alimentos diante das necessidades crescentes da população, limitando os impactos negativos no meio ambiente.

O relatório foi preparado pela FAO sob a orientação da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura — o único organismo intergovernamental permanente que trata especificamente da diversidade biológica para alimentos e agricultura. A publicação é baseada na análise de dados globais, incluindo informações geradas especificamente para o documento por 91 países.

A coletiva de imprensa acontece das 11h às 12h (horário de Roma), no escritório da FAO em Roma, na Itália. É possível participar à distância pelo telefone. Para participar, é necessário se credenciar junto à FAO até 13 de fevereiro. Mais instruções abaixo.

Sobre o Briefing de Mídia:

O coordenador do relatório, o secretário da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura, bem como especialistas em florestas e pesca da FAO irão apresentar as conclusões do documento e responder a perguntas.

Os jornalistas podem ligar durante o briefing se não puderem comparecer pessoalmente. Para ligar, disque: (+39) 06 570 59103.

Para entrevistas com os coordenadores do relatório/especialistas da FAO sobre a publicação, contate:

[email protected]; (+39) 06 570 52537 ou
Escritório de Relações com a Imprensa da FAO; (+39) 06 570 06 53625; [email protected]

RECURSOS
Comissão da FAO sobre Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura
http://www.fao.org/cgrfa/overview/how-we-work/en/

SIGA NO TWITTER
@FAOnews #biodiversidade

Para participar do briefing de mídia, você deve se credenciar junto à FAO. O prazo para credenciamento é 13 de fevereiro de 2019, às 17h.

Por favor, envie os seguintes documentos por e-mail para [email protected], indicando “Briefing da mídia sobre biodiversidade” na linha de assunto:

• uma cópia de um cartão de imprensa válido ou carta de atribuição em papel timbrado da empresa;

• uma cópia de uma identificação válida (passaporte, carteira de identidade).

Por favor, tenha todos os materiais de identificação para ter acesso às instalações da FAO.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES
Escritório de Relações com a Imprensa da FAO
(+39) 06 570 06 53625
[email protected]



Fonte: ONUBr



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais