Cursos e Congressos

FAPESP lança página com chamadas de propostas para pesquisa em colaboração

Compartilhe:     |  11 de abril de 2021

Chamadas em Colaboração

A FAPESP tem estimulado fortemente a pesquisa em colaboração por meio de convênios e acordos de cooperação com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. “A estratégia se baseia no reconhecimento de que essas parcerias ampliam as fronteiras do conhecimento, potencializam os resultados das investigações, consolidam grupos de pesquisa no Estado de São Paulo, além de multiplicar, por meio de cofinanciamento, os recursos disponíveis para a ciência e tecnologia”, afirma Cristóvão de Albuquerque, gerente de Colaboração em Pesquisa da FAPESP.

Em 2019, por exemplo, a FAPESP apoiou mais de 6 mil projetos de pesquisa desenvolvidos em colaboração – cerca de um terço deles cofinanciados – no âmbito de uma centena de acordos de cooperação com instituições internacionais e nacionais.

Os resultados são positivos. Os pesquisadores paulistas são responsáveis por mais de 40% dos artigos de autores brasileiros publicados em revistas científicas indexadas. E boa parte desses artigos tem como coautores pesquisadores de outros países.

A pesquisa em colaboração é uma via de mão dupla. No caso dos Países Baixos, por exemplo, o número de publicações conjuntas com pesquisadores brasileiros cresceu 16% entre 2008 e 2017 – acima da média da dos demais parceiros –, junto com o impacto científico das pesquisas, de acordo com estudos realizado pela Netherlands Enterprise Agency. Com base na análise de 6.136 publicações, a FAPESP ficou entre as quatro maiores agências de fomento parceiras.

Com o objetivo de reforçar a cooperação, a Fundação criou uma página em seu portal com informações sobre as oportunidades de colaboração nacional e internacional (chamadas vigentes e em negociação e editais em fluxo contínuo), acessível no endereço https://fapesp.br/chamadas/colaboracao.

Até o dia 1º de julho de 2021, por exemplo, estão vigentes quatro chamadas de propostas, com a National Research Foundation of Korea (NRF), Research Foundation – Flanders (FWO), Czech Science Foundation e as iniciativas ERA-NET da Comissão Europeia ERA PerMed. Outras seis chamadas em colaboração, também acessíveis na página, recebem propostas em fluxo contínuo, sem prazo-limite de submissão. “Nos próximos meses, a FAPESP deverá lançar outras dez chamadas de propostas para pesquisa em colaboração com diversas instituições e países”, adianta Albuquerque.



Fonte: Agência FAPESP



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais