Notícias

Febre, dores musculares e vômito são alguns dos sintomas da dengue

Compartilhe:     |  25 de fevereiro de 2015

O Bem Estar também está na campanha contra a dengue. Os casos estão aumentando no Brasil e todo cuidado é pouco. É a maior epidemia no país. Este foi o tema do programa desta terça-feira (24), que contou com a participação do infectologista e consultor Caio Rosenthal, o infectologista Artur Timerman e a gerente de produtos Mariana Marcondes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro balanço de 2015 registrou um aumento de 57,2% dos casos notificados em janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, os números de óbitos, casos graves apresentaram queda.

É preciso atenção aos sintomas, já que eles podem ser confundidos com os da gripe, malária, febre tifoide, meningite e hepatite. Febre, dores musculares, nas articulações, dor de cabeça, nos olhos, náuseas, vômitos são alguns deles. Nos casos mais graves, a pessoa sente dores abdominais intensas, vômitos persistentes, sonolência, desconforto respiratório.

O diagnóstico vai depender do tempo que a pessoa está com dengue. Nos primeiros três, até no máximo seis dias, o exame é feito pela presença da proteína chamada NS1. O teste pode ser feito no pronto-socorro. Após o quinto ou sexto dia, faz-se a sorologia, que detecta a presença de anticorpos denominados de IG M, específicos contra o vírus da dengue.



Fonte: Bem Estar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais