Notícias

Feira Equilíbrio do Ser oferece produtos saudáveis à população

Compartilhe:     |  24 de setembro de 2014

Produtos orgânicos, artesanato ecológico e alimentos naturais podem ser adquiridos a cada edição da ‘Feira do Equilíbrio do Ser’. Um espaço de integração entre usuários do Centro de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, agricultores familiares da zona rural de João Pessoa e a população em geral. A feira acontece das 9h às 16h, na segunda e quarta semana de cada mês, sempre às quartas-feiras, no Cpics, que fica na Rua Bancário Sérgio Guerra, s/n.

“A ação visa promover o cuidado natural da saúde, estimulando o consumo de alimentos orgânicos livres de agrotóxicos, incentivando a economia local e promovendo a agricultura familiar, além de abrir espaço para que os usuários do serviço possam divulgar seus talentos com trabalhos artesanais ou culinários”, explica o coordenador da feira e terapeuta holístico Chico Douglas.

A atividade é desenvolvida pelo Coletivo de Permacultura do Equilíbrio do Ser (PermaneSer), com apoio da Comissão Pastoral da Terra,  Agricultores Familiares, Projeto Cinturão Verde da Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo é contemplar a promoção à saúde e a economia solidária.

Washington Aureliano, da Comissão Pastoral da Terra, ressalta a importância da feira para os agricultores. “Com a feira viabilizamos a produção dos assentamentos e beneficiamos 19 agricultores que cultivam seus produtos de forma orgânica, sem nenhum tipo de agrotóxico e podem vender de forma direta para o consumidor”, explicou.

Na feira são encontrados produtos agroecológicos: hortaliças, tubérculos, leguminosas e raízes; alimentos naturais: bolos, tortas salgadas e doces, empadas, sucos, pães naturais e escondidinho; artesanatos: confecção manual de roupas, artigos reciclados, arranjos de flores, bijuterias e bonecas; brechó e mudas de plantas medicinais.

PermaneSer – A feira foi iniciativa do Coletivo de Permacultura do Equilíbrio do Ser (PermaneSer), que se insere no Cpics como parte do processo terapêutico,  desenvolvendo ações que  permitam um contato direto dos usuários com a natureza e seu poder de cura, através da criação de ambientes ecológicos saudáveis. Essa prática acontece todas as terças e quintas-feiras, das 15 às 17h.

Equilíbrio do Ser – O Equilíbrio do Ser funciona das 8h às 21h, de segunda à sexta feira, e oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

O Centro também conta com um laboratório de fitoterápicos, florais e homeopatia para fornecer aos usuários, segundo prescrição dos terapeutas e médicos, bem como hortas e mandalas de plantas medicinais para a prática de ecopedagogia com a comunidade.

O acesso ao Cpics Equilíbrio do Ser pode ser feito tanto por iniciativa própria como por encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USFs). Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão passa por uma escuta individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita. A unidade está localizada na Avenida Sérgio Guerra, Bancários.



Fonte: Click PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais