Notícias

Férias na Lua? Rússia planeja caminhada espacial de turistas em 2023

Compartilhe:     |  28 de junho de 2020

A Rússia anunciou nesta quinta-feira, 25, que planeja realizar uma caminhada espacial de turistas para 2023, como parte de um contrato com a empresa americana Space Adventures.

A empresa russa Energia e a Space Adventures assinaram um contrato para enviar dois turistas a bordo de uma espaçonave Soyuz, “para uma breve missão” em 2023 na estação espacial internacional (ISS), de acordo com um comunicado de imprensa da Energia.

“Durante a missão, um dos dois viajantes fará uma caminhada espacial com um cosmonauta profissional russo”, diz o comunicado de imprensa.

Esse anúncio foi feito poucos dias após a Nasa assinar um acordo com a Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, para desenvolver o turismo espacial.

Também acontecerá após a primeira missão bem-sucedida da cápsula Crew Dragon, fabricada pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, que transportou em maio astronautas à ISS, encerrando quase uma década de monópolio russo no transporte de humanos ao espaço.

Em seu site na internet, a Space Adventures já está fazendo propaganda de uma “experiência rara e empolgante”, apresentando a futura caminhada espacial acessível apenas através do programa russo.

Esse grupo americano, junto com a empresa Energia e a agência espacial russa, enviou oito turistas à ISS entre 2001 e 2009.



Fonte: Exame



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais