Notícias

Filhote da menor espécie de macaco do mundo nasce em São Carlos

Compartilhe:     |  23 de junho de 2014

Um filhote de sagui-pigmeu que nasceu no Parque Ecológico de São Carlos (SP) neste mês está chamando a atenção de visitantes por seu tamanho. A espécie de macaco é considerada a menor do mundo. O adulto tem aproximadamente 15 centímetros e o filhote tem apenas cinco, o equivalente a uma tampa de caneta. Eles são encontrados na Floresta Amazônica e estão ameaçados de extinção. O parque da cidade é a maior colônia em cativeiro do Brasil.

No espaço onde ficam os 23 animais é preciso ficar atento para notar o filhote, que geralmente fica nas costas da mãe. O adulto pesa menos de 150 gramas. Para o diretor do parque, Fernando Magnani, o nascimento é motivo de comemoração.

Segundo ele, há mais de um ano não nascia um macaxo da espécie. “Todo nascimento em cativeiro é uma vitória para a conservação. Grupos em cativeiros bem coordenados podem ter um retorno grande de perpetuação da espécie”, relatou.

Ainda segundo Magnani, a população do sagui- pigmeu está bastante saudável na região, porque foi pouco afetada pelo desmatamento, o que oferece certa estabilidade à preservação da espécie.

“Hoje em dia é uma espécie que está sofrendo uma pressão muito grande por conta do desrespeito ao desmatamento”, afirmou Magnani.

O Parque Ecológico Municipal fica aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, no domingo das 8h às 17h30. Os telefones para mais informações  são (16) 3361-4456 e 33612429 ou o e-mail [email protected]

Filhote de macaco sagui pigmeu nasce no Parque Ecológico de São Carlos (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Filhote de macaco sagui-pigmeu chama a atenção de visitantes por seu tamanho (Foto: Paulo Chiari/EPTV)


Fonte: G1 São Carlos e Araraquara



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais