Notícias

Filhote de macaco raro nasce no Parque Arruda Câmara em João Pessoa

Compartilhe:     |  22 de agosto de 2014

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) ganhou um novo morador na tarde da última quarta-feira (20), com o nascimento de um  macaco-prego-galego, primata da espécie Sapajus flavius.

Segundo a bióloga Helze Lins, do setor de Manejo e Nutrição, o animal é considerado raro e uma das espécies de primatas mais ameaçadas, sendo classificado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como “criticamente em perigo”. “Esta é a segunda vez que testemunhamos o nascimento de um filhote desta espécie aqui na Bica”, destacou.

Para Thiago Nery, veterinário e chefe do Setor de Zoológico do Parque, é de suma importância a reprodução em cativeiro desse animal, que possui uma dificuldade reprodutiva diferente dos outros primatas.

“Montamos uma estrutura relevante aqui na Bica, com equipe técnica de biólogos, veterinários e zootecnistas, para formar um plano para esses animais, isso passa por estrutura física, científica, por educação do público visitante, e de todo o trabalho de uma equipe que compõe um zoológico para chegar ao nascimento desse animal, que na natureza, por ação do homem, seja por desmatamento, ou por abate, tornou-se tão raro. É uma prova de que o zoológico está cumprindo a sua função, que é a conservação das espécies”, completou Thiago Nery.



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais