Notícias

Filhote de ocapi, parente da girafa e ameaçado de extinção, nasce em zoológico de Londres

Compartilhe:     |  9 de outubro de 2020

Um filhote de ocapi é o mais novo habitante do zoológico de Londres, na Inglaterra. O nascimento é motivo de muita comemoração no local já que o animal natural da República Democrática do Congo, na África, é raro e corre grande risco de extinção.

Batizada de Ede, a nova integrante nasceu no fim de setembro e deu os primeiros passos depois de uma “breve” gestação: 16 meses.

“A gravidez em um período de confinamento representou alguns desafios logísticos para nossa equipe, mas apesar de o zoológico ter sido fechado, permanecemos ao seu lado para garantir que ela recebesse todo o atendimento durante o terceiro trimestre. Estamos muito felizes que mãe e bebê estão bem”, afirmou Gemma Metcalf, veterinária responsável pelos cuidados dos ocapi no zoológico londrino

Os ocapi possuem listras que lembram as de uma zebra, mas seu parentesco é com as girafas. Uma das marcas registradas do animal é a grande língua azul com a qual pode alcançar galhos nos topos das árvores para se alimentar.

Um ocapi costuma pesar entre 200 e 300 quilos e atinge até dois metros de comprimento.

Foi em 2013 que a União Internacional para a Conservação da Natureza incluiu os ocapi na lista de animais ameaços de extinção.

A ação do humano em seu habitat natural é um dos principais fatores para o risco do desaparecimento da espécie. O desmatamento e os conflitos armados no Congo são os principais fatores que ameaçam os ocapis.



Fonte: Yahoo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais