Notícias

Filhotinho de gato ameaçado de extinção nasce em refúgio brasileiro

Compartilhe:     |  21 de janeiro de 2021

No dia 25 de dezembro do ano passado, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu, no Paraná, ganhou um presentão: o nascimento de um filhote de gato-maracajá que está ameaçado de extinção.

Nascimento de filhote de gato-maracajá

Segundo o Refúgio Biológico Bela Vista, o filhote, que é do sexo masculino, nasceu com 140 gramas e foi microchipado para ter uma identificação permanente.

A equipe da instituição comemorou o nascimento da espécie, já que em 36 anos, nasceram 34 gatos-maracajás no recinto, mas havia cinco anos que a espécie não se reproduzia no local.

Os pais do filhote, que vivem no refúgio desde o nascimento, já têm 12 anos e reproduziram pela primeira vez. De acordo com informações dos médicos veterinários do instituto, essa é considerada uma idade avançada para a primeira reprodução.

gato maracaja 01 21 1400 800
DIVULGAÇÃO/REFÚGIO BIOLÓGICO BELA VISTA

Nesse primeiro momento, o filhote ficará com a mãe por cerca de seis meses no zoológico e poderá ser visto pelos visitantes do refúgio nesse período.

Depois, o gato-maracajá será enviado a um programa de reprodução em cativeiro no próprio Refúgio Biológico Bela Vista para salvar a existência da espécie.

“Não há muitos animais desta espécie em cativeiro. É um animal que precisa se reproduzir mais para que possamos avançar em outros projetos futuros”, explicou o médico veterinário Pedro Teles, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD) da Itaipu.



Fonte: Vix - CHRISTIANE GONÇALVES



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais