Notícias

Flor de cera pode tolerar solos secos, mas não se desenvolve em solos encharcados

Compartilhe:     |  21 de junho de 2014

O produtor Cantidio Ribeiro da Silva, da localidade Oliveira, em Minas Gerais. está tendo problemas com o solo para plantar flor de cera. Ele levanta as seguintes questões: será que pode haver algo no solo onde cultivo flor de cera, pois, como as folhas estavam caindo, replantei-a em outro local, onde as folhas passaram a ficar amarelas e morreram? O que devo fazer?

A flor de cera floresce melhor em solos bem drenados. Em solos pesados, a planta não crescerá. Plante a flor de cera em um recipiente, como um vaso, por exemplo, com buracos de drenagem no fundo e cheio de terra vegetal e areia na proporção 2:1. Pelo menos uma vez a cada duas semanas irrigue a planta, permitindo que o solo drene completamente a água antes de fazer uma nova rega. A flor de cera pode tolerar solos secos, mas não se desenvolve bem em solos molhados ou encharcados.

CONSULTOR: GIULIO CESARE STANCATO, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1500, CEP 13075-630, Campinas, SP, tel. (19) 3241-9091

A flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.



Fonte: Revista Globo Rural - Jardim de Flores



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais