Notícias

Focas-harpa são ameaçadas pelo aumento da temperatura oceânica

Compartilhe:     |  22 de março de 2020

Focas-harpa (Pagophilus groenlandicus) são mundialmente conhecidas por seu lindos e abundantes pelos bem branquinhos nos seus primeiros meses de vida. Ameaçada devido à caça, felizmente proibida em 1987, essa espécie agora enfrenta um novo inimigo: a destruição de seu habitat devido às mudanças climáticas.

Segundo o departamento de Pesca e Oceanos do Canadá (DFO), a população sobrevivente de focas-harpa está dividida em três grupos que habitam o Atlântico Noroeste, o Mar da Groenlândia e o Mar Branco/Mar de Barents. Essa espécie é dependente da presença de grossas camadas de gelo que estão desaparecendo devido ao aquecimento da temperatura dos oceanos

Segundo o cientista e chefe do Departamento de Animais Marinhos do Canadá, Garry Stenson, as mudanças climáticas certamente afetarão as populações da espécie e o futuro das focas-harpa são de incerteza e temor. Dados já apontam que os indivíduos mais jovem estão morrendo com frequência.

Stenson aponta também que os animais estão migrando para regiões mais ao Norte e isso é negativo, pois além de ser uma região desconhecida para a espécie, é também o lar de outras espécies que já estão lutando para sobreviver em as adversidades trazidas com a crise climática.

Um novo estudo sugere que o gelo marinho do Ártico dure apenas até 2034. O habitat das focas-harpa podem estar com os dias contatos: águas quentes, desaparecimento do gelo tempestades mais fortes e as ilhas em completa ruína são uma realidade completamente infeliz da qual não há como voltar atrás.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais