Notícias

Focos de ferrugem asiática avançam na soja guaxa em Mato Grosso

Compartilhe:     |  8 de outubro de 2014

O número de focos de ferrugem asiática em plantas de soja saltou para seis até esta terça-feira (07) em Mato Grosso, conforme atualização do Consórcio Antiferrugem. Todos os casos são em plantas voluntárias e foram informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado e uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola.

De acordo com o mapa da dispersão, as ocorrências foram encontradas nos municípios de Campo Verde, Nova Ubiratã, Sorriso, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Feliz Natal entre os dias 18 de setembro a 1º de outubro. São tanto no estádio R3 quanto R5.

Até a atual data as ocorrência em soja voluntária totalizam 16 casos em todo o país. Além de Mato Grosso (6), aparecem na lista Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (5).

O mês de setembro foi responsável pela maior parcela das comunicações da doença (15). Os números são atualizados periodicamente pelas instituições.
Desde a liberação para o início do plantio de soja em Mato Grosso foram semeados 4,5% da área total destinada à oleaginosa (chegará a 8,8 milhões de hectares). Neste início de safra o produtor deve reforçar o monitoramento sobre as lavouras comercais.

Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a vigilância minimiza os riscos de prejuízo em decorrência da ferrugem e permite ao agricultor evitar que a doença se alastre.

A doença
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais