Notícias

Fogão Solar: Descubra como funciona esta alternativa sustentável aos fogões convencionais

Compartilhe:     |  7 de abril de 2021

Descubra como o fogão solar funciona e por que ele pode ser uma alternativa sustentável aos fogões convencionais

Um fogão solar é um dispositivo que aproveita a luz do sol para cozinhar, assar e fritar alimentos. Existem muitos estilos diferentes de fogão solar, mas todos eles têm como característica comum a ausência de consumo de combustíveis fósseis, utilizando apenas a energia solar para fazer alimentos.

fogão solar, por muito tempo, foi considerado lento demais e uma opção inviável para cozinhar alimentos em casa. No entanto, os avanços tecnológicos nos materiais que compõem os novos fogões solares reduziram significativamente o tempo necessário para preparar alimentos. Esse fator, aliado à vantagem de ser sustentável, torna o fogão solar um produto capaz de competir comercialmente com fornos convencionais.

Por que o fogão solar é uma alternativa sustentável

fogão solar não exige o uso de botijão de gás, energia elétrica ou lenha para funcionar. Isso significa que ele evita a queima de combustíveis fósseis derivados de petróleo e reduz a emissão de gases do efeito estufa, liberados pela queima de lenha. Em algumas regiões do mundo, sobretudo em países do continente africano, a lenha é a maior responsável pela energia consumida na preparação de alimentos.

Nesses locais, o fogão solar poderia trazer resultados ainda mais benéficos, uma vez que o sol é constante. Além disso, a utilização da energia solar dispensa o uso de lenha e o aparelho é feito a partir de materiais de baixo custo, podendo até mesmo ser construído em casa. Outra vantagem é que o fogão solar também é capaz de esterilizar a água e matar todos os micro-organismos que causam doenças, a uma temperatura de 65 graus.

O funcionamento do fogão solar depende, evidentemente, das condições climáticas. Em países tropicais como o Brasil, é uma opção excelente para ter em casa, uma vez que o clima quase sempre permite a eficácia do aparelho. O fogão solar é 100% ecológico e ainda permite que comunidades sem acesso à água potável fervam e possam consumir a água não tratada.

Outra vantagem dos fogões solares é que esses aparelhos podem melhorar a nutrição dos alimentos. O gás normalmente utilizado nas residências irrita os pulmões e os olhos, o que não acontece no caso do fogão solar. Além disso, os fogões solares têm temperaturas de cozimento moderadas que preservam os nutrientes.

Como funciona o fogão solar

O cozimento é realizado com a ajuda dos raios ultravioleta, ou seja, a radiação solar. Um fogão solar absorve os raios ultravioleta e os transforma em raios infravermelhos. Os fogões solares são projetados de forma que a radiação infravermelha não escape.

Além disso, a radiação infravermelha tem a energia certa para fazer vibrar vigorosamente a água e outras partículas de alimentos. Essa vibração é responsável pelo aquecimento dos alimentos. Um fogão solar eficiente reteria o calor solar para máxima eficiência de cozimento.

Existem três partes principais dos fogões solares. Esses componentes são absorção, concentração e retenção. A consistência é mais frequentemente executada pelos painéis reflexivos que garantem que os raios UV se concentrem em um determinado ponto. A maioria dos fogões solares é projetada com painéis refletores para acelerar o acúmulo de calor.

Os painéis interiores geralmente absorvem a energia solar. Por outro lado, o princípio de retenção é executado, garantindo que o fogão solar seja isolado de maneira adequada. Em outras palavras, um fogão solar deve ser capaz de extrair o calor a fim de acumulá-lo para aquecer os alimentos.

Quais são os benefícios do uso de fogão solar?

Não requer supervisão frequente

Alimentos em processo de cozimento nos fogões solares podem ser deixados sem vigilância por horas enquanto outras atividades são realizadas.

É uma opção compacta e, muitas vezes, portátil

Um fogão solar costuma ser menor do que um fogão convencional, podendo ser transportado para qualquer lugar e sendo muito mais fáceis de limpar. Além disso, ele dispensa eventuais custos de manutenção.

Os fogões solares são antifogo

As propriedades antifogo do fogão solar não só tornam o aparelho mais seguro para uso do que os fornos tradicionais, como também são benéficas ao meio ambiente.

Experiência: faça um fogão solar simples

Existem três tipos de fogão solar: tipo painel, tipo caixa e tipo parabólico. Já existem modelos disponíveis para comercialização no mercado, especialmente em lojas estrangeiras. Caso você esteja pensando em adquirir um fogão solar, mas ainda tem dúvidas, faça esta experiência rápida e simples para entender melhor como funciona o aparelho.

Acompanhe o passo a passo neste vídeo (em inglês), do canal GearUp no YouTube. Você precisará de uma caixa de papelão, cola, tesoura, papel-alumínio, uma tampa de vidro ou espelho, isopor, um pedaço de papel ou papelão preto para reter o calor e, é claro, a luz do sol.



Fonte: Equipe Ecycle - Isabela Talarico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais