Notícias

Foguete da Nasa decola com satélite que vai medir CO2 na atmosfera

Compartilhe:     |  2 de julho de 2014

A agência espacial americana, Nasa, lançou na madrugada desta quarta-feira (2) um satélite para medir o nível de dióxido de carbono na atmosfera, o gás com maior incidência no aquecimento global.

O Orbiting Carbon Observatory-2 (OCO-2) decolou a bordo do foguete Delta 2 às 6h56 (horário de Brasília) da Base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia.

O lançamento representa um alívio para a Nasa, após duas tentativas frustradas de colocar o equipamento em órbita, em 2009 e 2011, por problemas de funcionamento no foguete. Uma tentativa de lançamento nesta terça foi abortada por um problema com o fluxo de água do foguete.

O OCO-2 está a caminho para unir-se ao A-Train, grupo de cinco satélites internacionais para a observação da Terra. “A missão do OCO-2 proporcionará as imagens mais detalhadas até hoje das fontes naturais de dióxido de carbono”, destacou a Nasa.

Risco para o planeta
Em abril, as concentrações mensais de CO2 na atmosfera superaram as 400 partes por milhão (ppm) no Hemisfério Norte, seu nível mais alto nos últimos 800 mil anos, segundo a Nasa. A combustão de fontes fósseis (hidrocarbonetos, gás natural e carvão) e muitas outras atividades humanas liberam cerca de 40 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano, o que gera um acúmulo sem precedentes do gás.

Os climatologistas concluíram que o aumento das emissões de CO2 resultantes das atividades humanas, sobretudo pela combustão fóssil e o desmatamento, modificaram o equilíbrio natural do carbono na Terra, o que provoca aumento das temperaturas e alterações no clima da Terra.

Hoje, segundo cientistas, menos da metade do CO2 emitido pela atividade humana fica na atmosfera. Uma parte do restante é absorvida pelos oceanos, mas os poços de carbono terrestres não foram todos identificados e ainda não se entende muito bem seu funcionamento, acrescentaram.



Fonte: G1 - France Presse



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais