Notícias

Folha realiza seminário Meio Ambiente, sobre preservação de ecossistemas e queimadas no Brasil

Compartilhe:     |  29 de maio de 2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, marcará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. O objetivo é que os países promovam intervenções para resgatar e preservar os ecossistemas mundiais até 2030.

Para entender melhor o assunto, a Folha realiza, no dia 2 de junho, o seminário Meio Ambiente, evento que reúne especialistas e convidados para discutir o papel do Brasil nesses esforços. A transmissão será das 15h às 18h (horário de Brasília).

A primeira mesa vai debater quais ecossistemas brasileiros deveriam ser prioridade para restauração e qual a importância do país para os esforços internacionais.

Além da pandemia, o ano de 2020 ficou marcado por contabilizar o maior número de focos de incêndio em uma década, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O maior aumento ficou para o Pantanal, com crescimento de 120% em relação ao ano anterior, enquanto a Amazônia teve um aumento de 15,7% no mesmo período.

A segunda mesa vai discutir como o Brasil pode evitar que esse cenário se repita, e o papel dos entes federativos (União, estados e municípios) no combate e prevenção às queimadas e ao desmatamento.

Por fim, o painel “Gestão resíduos sólidos” vai discutir como promover a reciclagem, a promoção da educação ambiental e o consumo consciente no país.

O evento tem apoio do governo de Mato Grosso, da JBS e da Ball Corporations, e será transmitido no site da Folha. O vídeo estará disponível nesta página em breve. O público pode enviar perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Confira, a seguir, a lista completa de convidados:

Seminário Meio Ambiente

MESA 1: Restauração de ecossistemas​
HORÁRIO: 15h ÀS 16H
PARTICIPANTES: Ludmila Pugliese de Siqueira (coordenadora Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica), Joanita Maestri Karoleski (presidente do Fundo JBS pela Amazônia), Mauro Mendes (DEM) (governador de Mato Grosso)

MESA 2: Brasil em Chamas
HORÁRIO: 16h às 17h
PARTICIPANTES: Vinícius de Freitas Silgueiro (engenheiro florestal e coordenador de inteligência territorial do Instituto Centro de Vida), Mauren Lazzaretti (secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso), Rogerio Cavalcante (presidente da startup Um Grau e Meio, que monitora e detecta incêndios em grandes extensões de floresta)

MESA 3: Gestão de resíduos sólidos
HORÁRIO: 17h
PARTICIPANTES: ​Carlos Silva Filho (presidente da Abrelpe,Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Estevão Braga (líder de Sustentabilidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul), Helen Camargo de Almeida (gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade)

 



Fonte: Folha de S. Paulo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais