Notícias

Formigas bebem xixi para sobreviver em ilha da Austrália: entenda

Compartilhe:     |  4 de janeiro de 2020

Que as formigas conseguem se adaptar a muita coisa para sobreviver já ficou claro ano passado, quando os especialistas descobriram um antigo depósito soviético no qual esses insetos viraram canibais para sobreviver. Agora, uma nova pesquisa publicada no Austral Ecology mostrou novamente a capacidade de resiliência desses animais.

Isso porque os cientistas descobriram que na Ilha Kangaroo, na Austrália, as formigas bebem xixi para obter os nutrientes necessários para a sobrevivência. Os animais ingerem a urina de humanos, cangurus e outros animais: “A urina é efetivamente a ‘bebida esportiva’ da natureza”, disse Michael Kaspari, ecologista da Universidade de Oklahoma, que não participou do estudo, em entrevista à Science.

A descoberta foi feita por Sophie Petit, uma ecologista da Universidade do Sul da Austrália, que foi passar férias na ilha e reparou que muitos insetos ficavam ao redor do local onde ela fazia xixi. Quando voltou ao trabalho, ela resolveu estudar a espécie de formiga que encontrou na região, a Camponotus terebrans.

Analisando a espécie, Petit percebeu que quanto maior a concentração de uréia de determinada amostra de xixi, mais formigas se reuniam ao redor da fonte de alimento. Segundo a especialista, a urina contém muito nitrogênio, substância essencial para que os seres vivos produzam proteínas e outras moléculas biológicas.

Além disso, a ecologista percebeu que as formigas preferiram o xixi aos alimentos cuja concentração de açúcar era maior: os animais até cavavam a areia em busca de mais urina. De acordo com Michael Kaspari, a uréia pode ser particularmente valiosa para as formigas, que geralmente têm colônias estacionárias e, portanto, podem explorar a mesma fonte de alimento diversas vezes. “Para uma colônia de sorte, uma boa quantidade de urina é um recurso muito nutritivo”, explicou o especialista.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais