Notícias

Forno solar de baixo custo: experiência feita na Ufam é publicada por editora da Alemanha

Compartilhe:     |  24 de junho de 2019

A pesquisa consiste em verificar modelos de transferência de calor em cozimento realizado em forno solar experimental. O alimento escolhido foi o bife de frango. Tradicional na mesa do brasileiro, ele passou por modelagens em duas condições distintas. O processo e os resultados foram publicados pela editora alemã “Omni Scriptum GmbH & Co. KG Bahnhofstrasse”, cuja marca comercial no Brasil é Novas Edições Acadêmicas (NEA), no último dia 31 de dezembro.

O livro intitulado ‘Construção e Avaliação Térmica de um Fogão Solar Tipo Caixa’, traz no subtítulo o destaque para o custo reduzido, tendo em vista a utilização de produtos reciclados na estrutura cuja eficiência pode ser tão boa quanto uma fonte  de cozimento tradicional, com uso do gás: ‘Modelagem e Simulação de um Forno Solar em Regime Transiente Construído a partir de materiais recicláveis’. A partir de materiais que, a priori, seriam desperdiçados na natureza, foi construído esse protótipo para o aproveitamento de energia solar.

O responsável pelo estudo é o professor do Departamento de Engenharia Química da Ufam, Johnson Pontes de Moura, que já possui trajetória de pesquisa nas áreas de biocombustíveis e uso de fontes renováveis de energia.  De acordo com o pesquisador, a experiência contemplou as premissas da criatividade, da inovação e da engenharia. “Minha experiência é no sentido de conciliar essas premissas com empreendedorismo e renovar”, comemora.

Segundo o professor, o objetivo foi voltado às comunidades mais necessitadas, principalmente as comunidades tradicionais ou ribeirinhas da Amazônia. “Ao invés de essas pessoas utilizarem a botija de gás, elas podem construir, a partir de material considerado ‘sucata’, seu forno solar em que a temperatura pode chegar a 185 graus no horário de pico de energia solar”, explica.

Futuro

O pesquisador conta que, ao receber o convite da editora, ficou satisfeito em representar a Universidade Federal do Amazonas em mais essa empreitada. “A visibilidade é excelente, é muito significativa, porque se trata de editora alemã que possui parcerias com as principais editoras em todo o mundo. Eu vejo essa publicação como uma proposta de incentivar o uso de energias renováveis e, ao mesmo tempo, validar a pesquisa em âmbito internacional”, finaliza.

Energia Solar

No resumo na obra, o professor destacou a relevância de estudos que privilegiam essa fonte abundante de energia para a Terra. “O Sol, além de fonte de vida, é origem de todas as formas de energia que o homem utiliza durante sua História e pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta”, escreveu.

“Brilhando há mais de cinco bilhões de anos, calcula-se que ainda nos privilegiará por outros seis bilhões de anos, ou seja, o Sol está apenas na metade de sua existência e lançará sobre a Terra, só neste ano, 4000 vezes mais energia que consumiremos”, conclui o pesquisador.

Capa do Livro Construção e Avaliação Térmica de um Fogão Solar Tipo Caixa

Pizza no interior do fogão tipo caixa, inicio do experimento, propriedades organolépticas da pizza

Temperaturas colhidas durante a realização do experimento e assamento da pizza utilizando materiais descartados na natureza



Fonte: UFAM



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais