Notícias

Fórum da UFPB discute saúde mental e produtividade acadêmica

Compartilhe:     |  12 de março de 2020

O primeiro Fórum Universitário deste ano, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), debaterá – em 26 de março, a partir das 9h – o tema “Impactos na saúde mental da alta produtividade e do rendimento acadêmico”, com o professor Heydrich Medeiros. O evento será no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), campus I, em João Pessoa. Aberto ao público e gratuito, não precisará de inscrição.

Segundo o organizador do fórum, professor Eduardo Rabenhorst, o propósito é discutir os reflexos das transformações exigidas às universidades pela lógica do mercado e apontar as consequências do ponto de vista da saúde mental.

“Quais são os impactos da visão produtivista da universidade na saúde mental de seus membros? Por que a universidade deve perder seu compromisso com a formação humanista em favor de um ideal de empreendimento e alto rendimento?”, questiona.

O professor responsável pela palestra, Heydrich Medeiros, é vinculado ao Departamento de Medicina Interna (DMEI) da UFPB e aborda em pesquisas assuntos como esquizofrenia, transtorno bipolar do humor, sociologia da saúde e a relação entre psiquiatria e sociologia.

Entre os debates e trabalhos realizados por ele, estão “Distorções do pensamento em pacientes deprimidos”, “A esquizofrenia na Neuropsiquiatria” e “Inteligência emocional: uma investigação com estudantes de Psicologia”.

Além da conferência com o professor Heydrich Medeiros, haverá discussões sobre a temática e a participação do Diretório Acadêmico do curso de Direito da UFPB na abertura.



Fonte: Ascom/UFPB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais