Notícias

Fórum debaterá questões ambientais em comemoração aos 15 anos do Espaço Ecológico

Compartilhe:     |  21 de março de 2019

A direção do Espaço Ecológico está nos preparativos finais para a realização de um fórum em comemoração aos 15 anos de atuação do programa radiofônico em defesa do meio ambiente, com a presença de especialistas em diversas áreas do conhecimento envolvendo as questões ambientais. O Programa Espaço Ecológico é veiculado há 15 anos na rádio Tabajara FM 105.5, com apoio das seguidas gestões da emissora.

Para Gualberto Freire, diretor executivo do Espaço Ecológico, um projeto consolidado no rádio, portal, revista, canal no YouTube e, agora, na web por meio da Rádio Eco, o fórum é mais uma oportunidade de ampliar os conceitos sobre meio ambiente e sustentabilidade, através de uma programação de palestras importantes para o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

O fórum será realizado no auditório do SEBRAE/PB, no dia 22 de março, Dia Internacional da Água, a partir das 8h. “Estamos lançando uma plataforma digital (www.sympla.com.br), no topo da página principal do Portal Espaço Ecológico, onde o interessado poderá confirmar sua presença fazendo sua inscrição”, informa Gualberto.

“João Pessoa: uma cidade verde buscando a sustentabilidade” será um dos temas de destaque do evento. Outro tema relevante e atual é “O Petróleo e as Energias Renováveis”, que será apresentado pelo engenheiro de Petróleo Senior, Fernando Lucena. A bióloga e presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), Paula Frassinete, desenvolverá o tema “A Paraíba e o Meio Ambiente”.

Confira vídeo de Fernando Lucena convidando para o evento:

Entre os palestrantes, o fórum terá o geólogo Saulo Rodrigues Pereira Filho, doutor em Ciências Naturais pela Universitat Heidelberg, da Alemanha, pós-doutor em Estudos Ambientais pela University of California e pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Ele falará sobre “Aquecimento Global/ mudanças climáticas”.

O engenheiro Orlando de Cavalcanti Villar Filho, mestre em Engenharia Civil pela UFCG e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, e o doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Alberto dos Santos Cabral, debaterão no evento sobre “O Impacto do Barateamento da Tecnologia e o Desenvolvimento Sustentável”.

Já o engenheiro Tadeu Fabrício Malheiros, que possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, engenharia ambiental pela Faculdade de Saúde da USP, mestrado em Resources Engineering pela Universitat Karlsruhe, na Alemanha, doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, abordará o seguinte tema: “Avaliação de sustentabilidade na gestão ambiental municipal”.

Veja, logo a seguir, vídeo com um dos palestrantes do fórum, o engenheiro químico Degmar Peixoto Diniz, convidando para o evento. Degmar é considerado como o patrono do Espaço Ecológico devido ao apoio incondicional que tem dado ao projeto nestes 15 anos de programa, como sempre lembra o diretor executivo Gualberto Freire.

 

Confira a programação completa:

Evento: Fórum alusivo aos 15 anos do Espaço Ecológico
Local: Auditório Sebrae
Data: 22 de março/2019

08h00 – Credenciamento
08h30 – “João Pessoa: uma cidade verde buscando a sustentabilidade” – Prefeitura
Municipal de João Pessoa
09h00 – “Espaço Ecológico -15 anos” 一 Gualberto Freire
09h15 – “Aquecimento Global/mudanças climáticas” – Saulo Rodrigues Filho
10hOO – “Produzindo com 0 Meio Ambiente” – Degmar Peixoto Diniz
11hOO – Coffee-break
11h15 – “0 Impacto do Barateamento da Tecnologia e o Desenvolvimento Sustentável” –
Orlando de Cavalcanti Villar Filho/Alberto dos Santos Cabral – UFPB
12h15 – Almoço
14h00 – “A Paraíba e o Meio Ambiente” – Paula Frassinete
15h00 – “Avaliação de sustentabilidade na gestão ambiental municipal – Tadeu Fabrício
Malheiros
16h00 – Coffee-break
16h15 – “O Petróleo e as Energias Renováveis” – Fernando Lucena
18h00 – Encerramento

Relação dos profissionais que terão participação ativa no evento:

ORLANDO DE CAVALCANTI VILLAR FILHO
Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil e Doutor em Arquitetura e Urbanismo, atualmente é Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB.

SAULO RODRIGUES PEREIRA FILHO
Geólogo, Doutor em Ciências Naturais, Pós-Doutorado em Estudos Ambientais e em Desenvolvimento Sustentável, Representante do Brasil no Painel de Alto Nível sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

TADEU FABRÍCIO MALHEIROS
Engenheiro Civil e Engenheiro Ambiental, Mestre em Resources Engineering, Doutorado em Saúde Pública e Pós-doutorado em Saúde Pública

ALBERTO DOS SANTOS CABRAL
Sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Engenharia de Produção e MBA em Planejamento Gestão e Marketing do Turismo.

FERNANDO ANTÔNIO LUCENA SOARES
Engenheiro Civil e de Petróleo, aposentado pela Petrobras, com 42 anos de experiência na área de exploração e produção, e Diretor-Presidente do Grupo Luso, composto por CRIL SOLUÇÕES AMBIENTAIS e LUSO CONSULTORIA DE PETRÓLEO LTDA.

PAULA FRASSINETE
Professora da UFPB, Bióloga, Ambientalista, Mestre em Zoologia, Mestre em Biologia e Presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza – APAN

DEGMAR PEIXOTO DINIZ
Engenheiro Químico, Mestrando em Ciências e Engenharia de Materiais pela UFPB – Gerente Industrial da Elizabeth Cimentos, possui 30 anos de experiência na indústria cimenteira, atuando na Gestão, Dimensionamento e montagem de fábricas. Atuou nos maiores Grupos cimenteiros do País.

ANDERSON FONTES
Diretor de Controle Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFPE e Arborização Urbana pela ESALQ/PIRACICABA e também Diretor Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU/NE

Participações: ONG GUAJIRU, ESCOLA OLHO VIVO DO TEMPO, APAN, POLÍCIA AMBIENTAL, SUDEMA E IBAMA

Participe!

 



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais