Notícias

Fóssil de Dinossauro encontrado em Sousa , é o mais antigo do Brasil

Compartilhe:     |  22 de maio de 2016

O Fóssil encontrado em Sousa, em 2014, na Lagoa do Forno , zona rural do município é o mais antigo do Brasil e o pioneiro no Nordeste , essa descoberta se deu através de estudos feitos pelo laboratório de paleontologia da UFPE coordenado pela Professora Alcina Magnólia França responsável pelos estudos.

Segundo a professora, o que foi encontrado em Sousa é um fóssil de perna de um dinossauro da espécie Titanossauro que corresponde ao indivíduo jovem de um dinossauro de maior porte e de pescoço longo.

“Foi feita a indicação da anatomia, comparado com fósseis para ser chegar a uma comprovação. Com essa descoberta aqui na região ajuda entender melhor como era a diversidade que existia entre 120 a 130 milhões de anos atrás. Ressalto que mais estudo paleontológico seja feito na região”, arrematou a pesquisadora.

O Fóssil encontrado foi devolvido a cidade de Sousa , em uma reunião com o Ministério Público Federal que trata justamente da preservação das áreas que incidem focos arqueológicos. Na ocasião a Diretora de Turismo da Secretaria Municipal Marcelli Queiroga disse “ é de extrema importância para nossa região essa descoberta . A Secretaria de Turismo esteve todo o tempo cooperando e monitorando essa descoberta, seja com logística ou com contato permanente com os pesquisadores.”

O Fóssil ficará exposto no Vale dos Dinossauros, onde turistas, visitantes e pesquisadores poderão apreciar a raridade. “A finalização dessa pesquisa , e o resultado são grandiosos para nossa cidade, estamos em fase de construção de novo Museu para o Vale dos Dinossauro são cerca de mais de 2 Milhões de Reais em investimentos ,e com certeza esse fóssil será a vitrine desse novo espaço, que em breve estará a disposição de todos” Acrescentou o Secretário de Turismo Carlos Harlen.

“ Será mais um segmento a ser explorado por nossa secretaria , que alem do turismo de aventura , lazer , terá agora o turismo do conhecimento, das pesquisas , tudo isso inserido no Vale dos Dinossauros. Ressaltando que é cooperação entre os órgãos e entes governamentais são imprescindíveis para o desenvolvimento em definitivo do nosso turismo” Arrematou o Secretário.

A matéria veiculada é de responsabilidade da assessoria.


Fonte: Correio da Paraíba



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais