Arte de Reciclar

Galhos, pneus e lixo viram decoração natalina

Compartilhe:     |  31 de dezembro de 2018

Com criatividade é possível transformar resíduos em coisas inacreditáveis. Veja o caso da Comlurb, responsável pela limpeza urbana no Rio de Janeiro: usando pneus velhos construíram um boneco de neve e um papai noel, além de fazer um trenó com restos de árvores. Talvez a única coisa questionável é ter um boneco de neve no calor escaldante do Rio.

Para entrar na brincadeira, o bacana é aproveitar os recursos disponíveis ao redor -, mais do que comprar enfeites já prontos. O Instituto Argonauta, por exemplo, que trabalha com projetos marinhos, costuma criar árvores de natal usando o lixo encontrado no mar. Neste ano, não foi diferente. Na decoração são encontrados chinelos, garrafas pet, boias de pesca, coletes salva-vidas, brinquedos, escovas de dente e tem até bolas de enfeites natalinos recolhidas após acidente com um navio que despejou containers no mar na região de Santos.

Em ambos os casos, os “enfeites” são encontrados durante atividades de limpeza. Instituto Argonauta realiza operações nas praias, que resulta num montante de resíduos maléficos para a vida marinha. Já os garis da Comlurb aproveitaram troncos de árvores que estavam em risco de queda, pneus, restos de podas, pallets, tampas de PETs e pedaços de grama sintética reaproveitados.

O legal é que, sem deixar a magia natalina de lado, os trabalhos expõem a criatividade da reutilização de objetos, passando uma mensagem ambiental sem chatices. As fotos abaixo mostram o resultado das duas instituições.



Fonte: Ciclo Vivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais