Notícias

Gases do efeito estufa estão fazendo a estratosfera encolher, dizem cientistas

Compartilhe:     |  15 de maio de 2021

Segunda camada da atmosfera, a estratosfera está encolhendo por causa das emissões de gases de efeito estufa. É o que sugere um trabalho científico divulgado na publicação científica Environmental Research, que sugere que esse encolhimento vem-se acelerando neste século e que a camada, de quase 30 km de extensão, pode encolher quase 5% até o final do século.

A explicação mais simples é que uma molécula de CO2 na estratosfera já não recebe tanta radiação refletida da superfície, já que esta foi bastante absorvida pela camada de baixo. Ao mesmo tempo, a molécula perde energia irradiando para o espaço sem obstáculos. Perdendo energia, a molécula esfria.

A contração da camada pode reduzir a probabilidade de uma molécula de ozônio absorver um raio ultravioleta, o que acaba aumentando sua incidência na superfície da Terra. Outro problema é que os satélites navegam nessa camada. Com a camada se contraindo, sua densidade aumenta, alterando as trajetórias desses satélites, afetando o funcionamento dos sistemas de navegação GPS.

 



Fonte: MSN



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Frio: veterinários indicam cuidados com pets

Leia Mais