Evite o Desperdício

Gasto de energia com lavadora e ferro de passar pode ser reduzido

Compartilhe:     |  16 de maio de 2015

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica.

Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18 às 21 horas.

Lavar

Ao usar a lavadora de roupas aproveite para lavar o máximo de peças possível até a quantidade limite indicada pelo fabricante. Assim você economiza energia elétrica e água.

Utilize a quantidade correta de sabão para não ter que enxaguar várias vezes.

Acostume-se a limpar o filtro da máquina com frequência.

Leia com atenção o manual do fabricante para saber tirar o máximo proveito de sua máquina de lavar.

Passar

Ao usar o ferro tente passar o máximo de roupas possível. O aquecimento de seu ferro elétrico várias vezes ao dia provoca um desperdício muito grande de energia.

Utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. E mais: regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Nunca esqueça o ferro elétrico ligado, pois, além de desperdiçar energia elétrica, você corre o risco de provocar graves acidentes.

Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica.

Fonte: IDEST



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais