Notícias

Gestantes podem curtir o carnaval, mas com cautela: veja quais cuidados tomar

Compartilhe:     |  4 de março de 2019

O carnaval é uma festa inclusiva e as grávidas, apesar dos cuidados redobrados, não precisam ficar de fora. Mas devem tomar pequenos cuidados para que a folia não se transforme em risco para a sua saúde e a do bebê. Tudo depende de cada caso e, principalmente, do estágio da gravidez em que a mulher está.

— No primeiro trimestre o bebê está em desenvolvimento e precisa de nutrientes, por isso, se a mãe gastar muita energia, é preciso repor. É sempre bom ter uma garrafinha de água e lanches rápidos por perto, como biscoitos a base de cereais e de polvilho, além de frutas — aconselha a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler.

Já no segundo trimestre, a presença do bebê começa a ser notada. Nesse período, as grávidas ainda costumam se sentir bem dispostas. Por isso, é necessário ter atenção para não exagerar nas atividades físicas e evitar grandes impactos para o bebê, buscando locais livres e com ventilação.

Quando se está no terceiro trimestre, é muito importante respeitar os limites do corpo, já que a disposição da gestante não é das melhores devido ao peso da barriga, que agora pode chegar a incomodar e causar mais cansaço.

— Em caso de enjoos, cólicas ou até mesmo sangramentos, a melhor opção é o repouso — alerta Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.

Para as folionas que adoram pular carnaval nos blocos de rua, Karine Gavioli, ginecologista do Grupo São Cristóvão Saúde, dá uma dica:

— Curta a folia em locais de fácil acesso a hospitais, com responsabilidade e atenção aos sinais de alerta orientados pelo médico durante o pré-natal.

Karine reforça que a realização de grandes esforços físico e a falta de momentos de descanso podem aumentar o risco de trabalho de parto prematuro nas gestantes com menos de 37 semanas, e estimular o trabalho de parto nas grávidas com mais de 37 semanas.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais