Notícias

Glamour na vida selvagem: conheça cinco animais que são naturalmente cor-de-rosa

Compartilhe:     |  12 de junho de 2016

A cor rosa associada à doçura, maciez ou romance pode ser encontrada em diversos animais na natureza. E não estamos falando de unicórnios ou porquinhos, tampouco nos belíssimos flamingos. São os mais curiosos animais que reunidos formam uma gama belíssima de tons, como magenta, fúcsia e coral e que deixaria qualquer My Little Pony com inveja. Conheça alguns dos animais mais glamorosos da natureza:

Esperança

esperanca-rosaSe você olhar direito vai ver que já conhece esse bichinho. Ele é bem comum, mas na cor verde. Eles são ótimos se camuflando entre as folhas e até se alimentam delas. No entanto, por causa de uma condição genética chamada “eritrismo” que pode afetar algumas espécies de insetos, eles podem receber uma coloração avermelhada na pele, pelos, pernas ou até mesmo no corpo inteiro – ficando assim, completamente rosa e glamorosa.

Anêmona-do-mar

anemona-rosaApesar de se parecer com uma flor, a anêmona-do-mar é um animal dos mais surpreendentes. Elas são carnívoras, alimentam-se de moluscos, pequenos peixes e crustáceos. Os tentáculos, que podem chegar a centenas em algumas espécies, estão repletos de pequenas bolsinhas cheias de veneno. Além disso, elas podem viver até os 50 anos de idade, podendo atingir até 1,83 metros de altura.

Cavalo-marinho pigmeu

cavalo-marinho-rosaEle tem menos de 15 milímetros de comprimento, são mestres do disfarce e vivem exclusivamente perto de barreiras de corais (por isso as cores). Eles foram descobertos por acaso, quando um pesquisador estudava uma amostra de coral em laboratório e achou o bichinho escondido ali.

Boto-cor-de-rosa

boto-cor-de-rosaEsse não é novidade para os brasileiros, até porque faz parte de algumas histórias do nosso folclore. No entanto, os botos são simpáticos mamíferos encontrados em água doce, mais precisamente em rios do Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela e Colômbia. A coloração deles pode variar de acordo com o tipo de água em que se encontram – turvas ou claras – e estão ameaçados de extinção em razão da caça ou destruição de seu habitat natural.

Mariposa-elefante

mariposa-rosaTalvez uma das mais simpáticas da nossa lista, a mariposa-elefante é uma espécie de borboleta noturna. Enquanto está na fase de lagarta, possui uma espécie de “tromba”, o que lhe dá uma aparência de elefante quando se levanta, daí o nome. Além disso, essa criaturinha foi responsável por causar pânico em um fotógrafo britânico que havia encontrado uma (ainda em forma de lagarta) em seu quintal, e lançou uma campanha na internet para identificá-la. A imagem ficou famosa e até foi destaque no jornal “Eastern Daily Press”.



Fonte: Jornal Ciência - Merelyn Cerqueira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais