Entrevista

Goji berry: 10 perguntas e respostas

Compartilhe:     |  11 de janeiro de 2020

Goji berry

As goji berries tornaram-se famosas também no Brasil. São essas pequenas frutas vermelhas originárias do Tibet, China e Mongólia, cultivadas agora um pouco por toda a parte do mundo, dada a grande demanda dos consumidores atraídos pelos seus vários benefícios: antioxidante, energético, estimulante, entre outros.

Não é incomum no entanto, que surjam dúvidas sobre as verdadeiras propriedades das goji berries, bem como as melhores maneiras de utilizá-las. Então vamos às duvidas mais frequentes:

1. Gojy berry faz realmente bem à saúde?

Muitas das propriedades que têm as bagas de goji foram testadas por vários estudos científicos. Se você estiver interessado em se aprofundar, visite o site PubMed (um banco de dados de estudos de todo o mundo constantemente atualizado) e faça sua pesquisa usando as palavras-chave: Lycium barbarum ou Goji.

O fruto não deve ser considerado como uma panacéia milagrosa para todos os males. Seguir um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são as recomendações básicas para quem busca saúde e bem-estar, lembrando que soluções rápidas e simples não existem!

2. As gojy berries cultivadas no Tibete e na China são mais eficazes?

Acredita-se que os frutos da variedade Lycium barbarum, em especial os de proveniência da Ningxia (região autônoma da China que faz fronteira com a Mongólia) são de longe os melhores. Isto porque o solo dessas áreas seriam particularmente ricos em minerais graças ao fato de que alí corre o rio Amarelo, o 6° maior rio do mundo, dotado de um fertilizante natural particularmente valioso para o solo. Além disso, é muito benéfico para o bom desenvolvimento desta planta que ela seja cultivada em áreas sem poluição e em grandes altitudes. No seu habitat natural, as gojy berries produzem substâncias especiais que enriquecem ainda mais as suas qualidades nutritivas.

3. Em quais quantidades e por quanto tempo devem ser consumidas?

A quantidade geralmente recomendada é de 10 a 20 gramas, ou uma ou duas colheres de sopa por dia por pelo menos 3 ou 4 semanas.

4. Dá para plantar em casa?

Muitas pessoas plantam goji berry em casa, afinal, na nossa terra, tudo dá. Mas há que se considerar que não é possível determinar a real qualidade dos frutos em termos de nutrientes.

5. Podem ser usadas para enriquecer alimentos?

As bagas de goji podem ser usadas de muitas maneiras, um pouco como todas as outras frutas secas: ficam excelentes, por exemplo, adicionadas ao muesli, mas também simplesmente comidas sozinhas como merenda. Existem também em alguns lugares a variedade em pó que pode ser adicionada à água ou aos sucos de frutas para torná-los ainda mais nutritivos. Também podem ser usadas em receitas de bolos, biscoitos, e barrinhas de cereais feitas em casa.

6. Podem ser consumidas durante a gravidez e a amamentação?

Existem pessoas que, sendo acostumadas ao consumo de goji berry antes, continuaram a consumi-las durante a gravidez e amamentação mas, uma vez que não é um alimento essencial, seria melhor evitar. A gravidez é um período delicado e você não sabe os efeitos que o consumo regular desses pequenos frutos possa ter sobre a mãe e sobre o bebê quando você estiver grávida ou amamentando. Entre outras coisas, eles contêm uma dose muito elevada de selênio e a fruta em si pode ser alergênica.

7. Eles podem ser consumidas por pessoas alérgicas ao tomate?

As bagas de goji fazem parte dos vegetais nightshades assim como o tomate, o pimentão, a batata e a berinjela. Àqueles que são alérgicos a um ou mais desses alimentos, seria melhor evitar consumir estes frutos.

8. Existem contraindicações?

Existem alguns casos em que é melhor evitar o consumo de goji berry ou pelo menos seria bom perguntar antes um aconselhamento ao médico.

As situações delicadas são aquelas onde existe interação medicamentosa com anticoagulantes ou com remédios para a pressão arterial alta, já que alguns ingredientes ativos destas bagas podem interferir com os medicamentos. Mesmo no caso de diabetes, é melhor pedir um conselho médico antes e, como já mencionado antes, também evitar o consumo durante a gravidez e a a amamentação.

9. É importante que as goji berries tenham sido secadas ao sol?

A secagem dos frutos é um momento muito importante para garantir a qualidade do produto. Certifique-se de comprar bagas de goji secas ao sol, de modo a manter intactas todas as propriedades nelas contidas. Dada a grande demanda por este produto, em escala industrial muitas vezes os frutos são secos em máquinas, o que resulta em uma depleção de nutrientes.

10. As orgânicas são melhores?

Sim, pois estes pequenos frutos são capazes de absorver muitas das substâncias contidas no solo, seja para o seu bem seja para o seu mal. Sendo assim, é evidente que a presença de pesticidas químicos contaminam a planta e acaba afetando os seus efeitos benéficos conhecidos.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais