Notícias

Governo da Paraíba participa de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Compartilhe:     |  13 de junho de 2019

A Paraíba está sediando, a partir desta quarta-feira (12) até sexta-feira (14) o 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, reunindo profissionais de órgãos públicos e privados e pesquisadores. A abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira (11) e contou com a presença da secretária executiva de Estado dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, representando o governador João Azevêdo.

Na abertura do 10º FIRS ocorreu a apresentação da orquestra de metais da UFPB Rubacão Jazz e a homenagem póstuma ao engenheiro sanitarista Edmilson Fonseca, feita pelo engenheiro civil Ronaldo Gadelha. O evento tem a co-realização da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac/UFPB) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Estado do Meio Ambiente.

O Fórum, que acontece pela primeira vez no Nordeste, apresenta temática sobre resíduos sólidos por pesquisadores, estudos científicos e acadêmicos, da área governamental e empresarial, para aprofundar e mostrar caminhos sustentáveis, bem como a conscientização do ser humano para a importância da sua relação sociedade-natureza, levando em consideração a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305/2010.

Para a secretária executiva Virgiane Melo, a realização do evento na Paraíba “é de extrema importância, tendo em vista a possibilidade de estreitar a relação entre a Academia, o Estado e os Municípios, a fim de atender a legislação vigente no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Conforme a secretária, o Governo do Estado elaborou em 2014 o Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Paraíba (PERS/PB), que apresenta um conjunto de metas, orientações e instrumentos relacionados aos aspectos institucionais, ambientais, sanitários, econômicos, financeiros, sociais e normativos que norteia os gestores públicos na implementação da política pública, com o apoio da Seirhma.

Os trabalhos científicos a serem apresentados serão relacionados a três áreas: Gestão ambiental – abrangendo Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos, Tratamento, Disposição Final, Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Indicadores de Desempenho Ambiental; Ferramentas de Gestão Ambiental – incluindo Avaliação de Ciclo de Vida, Biomimética, Ecoeficiência e Ecoefetividade, Produção Mais Limpa, Ecodesign, Economia Circular, Simbiose Industrial; Reciclagem – abrangendo Logística Reversa, Compostagem, Reciclagem de Nutrientes, Reciclagem Interna e Externa, Recuperação de Materiais e Energia.

Os resíduos depositados em “lixões”, além de emitirem gases do efeito estufa, como apresentado na edição anterior do FIRS, são fontes de poluição das águas subterrâneas e do solo. A decomposição dos resíduos pode se estender por décadas após a sua desativação aumentando o potencial de contaminação dos recursos hídricos. Após os poluentes fazerem parte do sistema de fluxo predominante das águas subterrâneas, seguem pelo lençol freático até atingirem as águas superficiais, produzindo modificações significativas nas espécies aquáticas e na saúde humana.

A décima edição do FIRS faz-se imprescindível para dar continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais.

Formato/Programação: Como ocorre desde a sua primeira edição, o evento é realizado sob a forma de painéis, com intervalo – “café e prosa” – tendo, ao final, espaço reservado a questionamentos por parte do público aos painelistas; apresentações de trabalhos científicos, na forma oral e de pôsteres; exposição de casos e debates.

As temáticas do primeiro dia trazem uma abordagem dos principais desafios do pré-consumo. Instrumentos como a Educação Ambiental, Ecologia Industrial, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, serão apresentados dentro da evolução cronológica e filosófica da sustentabilidade, conceitos, princípios e aplicabilidade de cada um destes. Também será discutido o papel das universidades na formação de profissionais em educação ambiental, bem como os desafios e oportunidades dos municípios para o consumo consciente.

O foco do segundo dia será abordagem dos principais desafios do pós-consumo: tecnologias para tratamento, reaproveitamento, recuperação energética de resíduos e disposição final de rejeito, cenários dos diversos tipos de resíduos, o impacto destes nos mares, rios e na água de beber, discussão sobre os desafios e oportunidades para os municipais.

O último dia do evento tratará das experiências exitosas na gestão dos resíduos, do papel relevante dos catadores de materiais recicláveis, da contribuição dos núcleos de pesquisa e apresentará os melhores trabalhos científicos selecionados para publicação nos Anais do 10º FIRS.

Programação:

Quinta-feira (13.06)
9h – Painel 5: Tecnologias para tratamento, reaproveitamento, recuperação energética de resíduos e disposição final de rejeito
13h – Intervalo para o almoço
14h – Painel 6: A importância dos Consórcios Públicos Intermunicipais para a Gestão Integrada dos Resíduos
16h – Café&Prosa
16h30 – Painel 7: A problemática dos Resíduos sólidos urbanos e seus impactos nos mares e rios, e microfibras poliméricas na água de beber
18h – Encerramento das atividades do dia com apresentação Cultural

Sexta-feira (14.06)

9h – Painel 8: Intercâmbio de Práticas e Ferramentas para a Gestão de Organização de Catadores
14h – Apresentação do melhor Trabalho Científico publicado no 9FIRS “Avaliação do Condensado Limpo para integração de processo de indústria de celulose”
Autores: Gabriel Espíndola de Araújo, Luciano Peske Ceron, Caroline Mancebo Loma e Bruno de Carvalho Gonçalves

14h40 – Painel 9: Indicadores aplicáveis à gestão e políticas públicas de Resíduos Sólidos
15h – Apresentação trabalhos científicos
17h – Café&Prosa com apresentação do Grupo Bate com lata/ Emlur
18h – Apresentação de Resultados do 10º FIRS e considerações sobre a próxima edição.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais