Notícias

Grande Barreira de Coral na Austrália sofre o branqueamento mais severo em 5 anos

Compartilhe:     |  14 de abril de 2020

Grande Barreira de Coral, localizada no nordeste da Austrália, está sofrendo pela terceira vez em apenas cinco anos com o branqueamento de corais. No entanto, esse é o evento mais grave já registrado no local.

O pesquisador Terry Hughes, da Universidade James Cook, verificou 1.036 recifes do alto de um avião, durante as últimas duas semanas de março, para medir a extensão e a gravidade do branqueamento em todo o recife. “Pela primeira vez, ele atingiu as três regiões da Grande Barreira de Coral: as partes norte, central e agora grandes áreas do sul”, disse Hughes, em nota.

O branqueamento de corais é causado por mudanças climáticas que geram picos de temperatura no mar em verões muito quentes. Assim como o nome sugere, a consequência desse fenômeno é a perda do pigmento de algas que alimentam outros animais marinhos. Isso gera um desquilíbrio, já que as algas morrem e deixam de fornecer nutrientes para outras espécies.

A primeira vez que isso ocorreu na Austrália foi em 1998, o ano mais quente já registrado. O evento se repetiu em 2002, 2016, 2017 e agora em 2020. “O branqueamento não é necessariamente fatal e afeta algumas espécies mais que outras”, diz em comunicado o professor Morgan Pratchett, também da Universidade James Cook, que liderou pesquisas subaquáticas para avaliar o branqueamento.

Segundo ele, um coral pálido ou levemente branqueado normalmente recupera sua cor dentro de algumas semanas ou meses e sobrevive. Porém, muitos corais morrem quando o clareamento é grave. O norte foi a região mais afetada em 2016; em 2017 foi a parte central do ecossistema. Já em 2020, o branqueamento se expandiu ainda mais e inclui o sul.

O espaçamento entre os eventos de branqueamento está diminuindo, dificultando uma recuperação completa. “Voltaremos à água no final deste ano para avaliar as perdas de corais desse evento mais recente”, disse Pratchett.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais