Notícias

Guapuruvu – vamos salvar esta árvore nativa brasileira atacada pelo cupim

Compartilhe:     |  29 de julho de 2014

Guapuruvu - (Schizolobium parahyba) Fortes indícios nos levam a crer que esta espécie de árvore está sendo fortemente atacada pelos cupins subterrâneos de origem asiático. Guapuruvu – (Schizolobium parahyba) Fortes indícios nos levam a crer que esta espécie de árvore merece nossa atenção. Vamos salvar o Guapuruvu

O Programa Salvando Árvores entra em um novo momento. Estamos dando um zoom em algumas espécies de árvores. Em nossos estudos de campo, chamou especial atenção como o Guapuruvu está sendo fortemente atacada pelo Cupim Subterrâneo de Origem Asiática e provavelmente por uma espécie de coleobroca (coleóptero-besouro), cujo alguns estudos científicos  indicam tratar-se de um veiculador de um fungo virulento.

 

Sua madeira não é resistente. Por crescer rápido e permitir fácil entalhe, esta árvore sempre foi muito usada para a fabricação de canoas pelos caiçaras do litoral norte paulista. Chega a crescer 3 metros por ano.
Natural de floresta pluvial de mata atlântica.
Esta espécie também está presente nas cidades justamente por nos brindar com sombra e paisagens encantadoras, formando até mesmo túneis em avenidas.

guapuruvu_4Tapetes de flores de Guapuruvu nas cidades

Esta árvore também é conhecida como garapuvu, guapiruvu, garapivu, guaburuvu, ficheira, bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco ou umbela.

Flores encantadoras do GuapuruvuFlores encantadoras do Guapuruvu

Controle de Poluição e aspecto escultural
Sua importância para as cidades é facilmente percebida pelo aspecto escultural, alcançando rapidamente 30 metros de altura.
Tem o poder de dar vida às paisagens, transformando os cenários urbanos com cores vibrantes.
Mas  é justamente no controle da poluição que reside sua maior importância para os centros urbanos.
É uma espécie rústica, apta no controle aos poluentes. Sua capacidade de reter o dióxido de carbono (CO2) é notável, com ampla área folhear.

Salve o Guapuruvu


A forte incidência de queda desta espécie nos chamou atenção. Principalmente quando constatamos que nas cidades do litoral paulista, chama a atenção a incidência de queda – Veja matéria

Estado de alerta nas estradas.

Estado de alerta nas estradas

O Guapuruvu é uma árvore primária. Espécie utilizada para reflorestamentos. Comum em florestas tropicais pluviais, é comum encontrá-la nas encostas dos morros.
RioClaro3-SalesopolisSP-14-3-14-ASilveira1



Fonte: Eco Jornalismo - Salvando Árvores



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais