Notícias

Guia reúne 9 alimentos poderosos para incluir no cardápio pós-parto

Compartilhe:     |  15 de abril de 2021

Não é segredo para ninguém que “somos o que comemos”, mas, depois de nove longos meses gerando uma nova vida e de chegar quase ao limite ao parir, o que você coloca no prato tem ainda mais importância para o seu organismo. No pós-parto, a maratona continua e é preciso energia e disposição para cuidar do recém-nascido, amamentar e realizar as atividades do dia a dia. Pensando nisso, selecionamos, com a ajuda de especialistas, nove alimentos que podem te dar um fôlego extra nesse período e contribuir para que o corpo se recupere de forma saudável:

1. Sopas

hidratação adequada no pós-parto é fundamental, principalmente para as mães que amamentam. A recomendação é que sejam consumidos pelo menos 3 litros de água por dia. Por serem ricas em líquido, as sopas podem ajudar a cumprir essa meta. A tradicional canja de galinha com cenoura, arroz e batata é uma boa pedida por ser também fonte de proteína.

2. Oleaginosas

Além de conter “gorduras saudáveis”, oleaginosas como amêndoas e castanha-de-caju são fontes de proteínas importantes para o metabolismo e para a produção de leite. Além disso, são uma opção de lanche fácil para quando você estiver sem tempo de preparar algo mais elaborado.

3. Queijo de cabra

Durante a gestação, existe uma perda natural de cálcio para a formação dos ossos do bebê então é importante investir na reposição desse mineral no pós-parto. Todos os tipos de queijo podem ajudar nessa missão, mas os mais recomendados são os brancos, por terem menos gordura, e o de cabra, especialmente, por ter uma boa concentração do nutriente.

4. Ovos

Uma boa fonte de proteínas e vitaminas importantes para a recuperação do organismo, eles se destacam pela versatilidade e praticidade no preparo. Ovos cozidos ou mexidos são ótimas pedidas.

5. Batata-doce

Carboidratos são essenciais para fornecer a energia de que as mães precisam no pós-parto e a batata-doce é uma ótima fonte. Além de ter uma vida útil para consumo mais longa do que a de outros vegetais, o que é uma vantagem em meio ao caos da rotina, essa raiz é rica em Vitamina A, que auxilia o sistema imunológico e é transmitida ao bebê através do leite materno.

6. Carne vermelha

Durante o parto, tanto normal quanto cesárea, há perda sanguínea e, por isso, é importante consumir alimentos ricos em ferro no puerpério. Uma das principais fontes do mineral, a carne vermelha ajuda a repor o estoque do nutriente. Feijão e verduras de tom verde escuro, como o espinafre, também são boas opções.  A dica é consumir logo em seguida um alimento rico em vitamina C, como a laranja, que aumenta a absorção do nutriente.

7. Abacate

Repleto de fibras e gorduras boas, essa fruta é uma ótima opção de lanche ou sobremesa no pós-parto. A gordura do abacate contribui para a absorção de vitaminas que são solúveis ao entrar em contato com ela.

8. Salmão

Rico em ômega-3, alguns estudos preliminares apontam que o consumo do peixe pode reduzir o risco de depressão materna, pois o nutriente contribuiria para um melhor funcionamento do sistema neurológico.

9. Aveia

Por causa de mudanças hormonais no pós-parto, a constipação é comum no período e, por isso, vale aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra como aveia e frutas, que ajudam a regular o funcionamento do intestino.

Fontes: Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein e Natacha Martin, nutricionista da Clínica Nutricilla. Nutricionista clínica e materno infantil.



Fonte: Revista Crescer - JULIANA MALACARNE



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães

Leia Mais