Trilhas da Paraíba

Gurinhém

Compartilhe:     |  15 de fevereiro de 2020

O município de Gurinhém está localizado na região metropolitana de Itabaiana e fica a uma distância de 75 km de João Pessoa, capital da Paraíba. Os municípios limítrofes de Gurinhém são Mulungu, Mogeiro, Juarez Távora, São José dos Ramos e Caldas Brandão.

Acredita-se que dada a proximidade com a antiga missão do Pilar, hoje município de Pilar, sua história esteja muito ligada aquela comunidade, fundada por padres jesuítas procedentes da Serra do Fagundes. A elevação de Pilar à categoria do município data de 14 de setembro de 1758. O rio Gurinhém, que originou o nome do município Gurinhém, já teve outro nome.

Resultado de imagem para GurinhémEra conhecido como rio Cantagalo, devido sua origem: nasce na Serra Cantagalo no município da Serra Redonda, e se estende até a Fazenda Maraú, localizada no município de Cruz do Espírito Santo, é intermitente, e também o maior afluente do Rio Paraíba, rio esse que só enche no inverno, e é completamente escasso no verão.

Entretanto, na década de 1980, aconteceu uma verdadeira tragédia. Com um inverno rigoroso, aconteceu uma grande enchente causada pelas fortes chuvas, que com a ajuda dos açudes que estouraram suas represas, provocaram a inundação de ruas alagando casas e desabrigando muitas famílias, que sem ter para onde ir, invadiram e alojaram-se por tempo indeterminado em escolas públicas.

Com essa enchente, deu-se a construção e formação de um conjunto habitacional para tentar superar as perdas das famílias atingidas, esse conjunto recebeu o nome de Conjunto Boa Esperança, e deu origem a formação de um outro conjunto, Conjunto Mangueira, que com a sensibilidade e o companheirismo da população, que reuniu-se no dia da fraternidade organizado pela Igreja, construíram casas de taipas.

Geografia

Gurinhém apresenta o clima do tipo tropical semiárido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro e tem término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

O município encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba, mais especificamente na região do Baixo Paraíba. Seus principais cursos d’água são os rios Gurinhém, Gurinhenzinho e Salgado. Os principais riachos são o Lagoa Nova, Morcego, Cipoal, Três Passagens, Carrapicho, Camucá, Salgado e Riachão



Fonte: Site da PMG - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais