Notícias

Hidratação com sabor: receitas refrescantes que fazem bem para a saúde

Compartilhe:     |  8 de dezembro de 2016

O corpo humano é composto por, em média, 60% de água. Nas crianças, este número é ainda maior: cerca de 75% do corpo de recém nascidos é constituído de água. Ela hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas, repõe energias, entre inúmeras outras utilidades.

A água, portanto, é componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo — mesmo assim, é comum não prestarmos atenção à quantidade de água ingerida durante o dia.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 2 litros de água por dia. Em condições normais, o corpo tende a perder cerca de 1 litro de água diariamente pelo suor — e com as altas temperaturas do verão, os cuidados com a hidratação precisam ser redobrados.

Importante para a saúde e hidratação, a água mineral natural ganha preferência porque, além dos minerais naturais presentes na composição, estas águas não possuem qualquer tipo de tratamento químico.

Para dar novos sabores à água, o Viver Bem convidou a chef Laura Mocellin para desenvolver três receitas fáceis que, além de aproveitar os benefícios do líquido, como os sais minerais, incorporam as propriedades e vitaminas de plantas e frutas, como manjericão, mirtilo e morangos.

Confira:

Água com gás, frutas silvestres e canela:

Refrescante e levemente ácida, a água gaseificada soma-se às amoras, framboesas, mirtilos, morangos e canela. A amora fortalece os ossos e reforça o sistema imunológico; os mirtilos ajudam a processar o colesterol; os morangos são anti-inflamatórios, enquanto a framboesa, além de rica em fibras, ajuda na perda de peso. Por fim, a canela traz benefícios para a circulação do sangue e auxilia no controle do nível de açúcar.

Água com tangerina, limão, gengibre e hortelã:

O gengibre, anti-inflamatório, e a hortelã, antisséptica, analgésica e relaxante, juntam-se à tangerina e ao limão, frutas ricas em vitamina C. Cítricas, elas também agem como antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento.

Água com colágeno, maçãs e manjericão:

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno no corpo começa a cair, causando rugas e flacidez na pele, além de enfraquecer as articulações e ligamentos. Nesta receita, a água utilizada é a “Ouro Fino Plus Up”, enriquecida com colágeno e vitaminas, sem adição de corantes ou açúcar. Somada às maçãs, desintoxicantes, e ao manjericão, que combate o cansaço e o estresse, a receita ajuda a renovar as energias.



Fonte: Viver Bem



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais