Notícias

Horror e crueldade que você nem imagina na extração e produção de lã

Compartilhe:     |  6 de julho de 2020

Existem várias comprovações da crueldade e violência embutidas na extração e produção da lã, para atender a demanda comercial da indústria e do consumo desse produto de origem animal.

Nesse contexto, esse trabalho mecânico e rápido visando produtividade e rapidez em detrimento do bem-estar animal, leva ao embrutecimento dos funcionários e às várias formas de violência aos animais envolvidos no processo de tosquia, tais como:

Uma investigação da organização internacional PETA (Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais) em mais de 30 empresas de extração de lã nos Estados Unidos e na Austrália, evidenciou barbaridades com as ovelhas e, por meio de vídeos, foi mostrado os tosquiadores maltratando as ovelhas de diversas formas.

Para se ter uma ideia do tamanho da crueldade, um tosquiador foi flagrado batendo na cabeça de uma ovelha com um martelo e outro foi pego torcendo e quebrando o pescoço de outra ovelha.

Apesar de difícil, a intenção deste conteúdo é alertar o consumidor sobre as consequências trágicas para os animais utilizados como matéria-prima em uma indústria poluente e cruel como a indústria a do vestuário e da moda.

Tragicamente, estes animais sofrem desde confinamento, espancamento e doenças, até morte por conta da tosquia de suas lãs, para atender a demanda industrial e o lucro comercial.

Um outro fato, entre os muitos que mostram as consequências cruéis dessa produção, também atestado pela organização PETA e divulgado em agosto de 2018, foi  exposto em um vídeo mostrando ovelhas sendo espancadas durante a extração de lã, no Reino Unido.

Ainda, de acordo com a entidade PETA, a realidade da extração de lã é chocante, e o vídeo mostra apenas uma parte da crueldade presente nessa atividade econômica.

Devido a esse contexto, essa entidade solicitou à Sociedade Real Para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (RSPCA) realizar mais investigações para identificar os envolvidos nessa barbárie. A PETA constantemente vem alertando que os consumidores de produtos à base de lã animal contribuem para a manutenção da violência do fatos terríveis como os relatados.

Essas são algumas das graves e trágicas ocorrências que envolvem diversos tipos de sofrimento dos animais, por conta do comércio da lã.

E para quem suportar ver CENAS FORTES DE VIOLÊNCIA, segue o vídeo-campanha da organização PETA feito em 2016, apresentando o célebre ator e ativista dos direitos dos animais, Joaquin Phoenix , relatando a realidade cruel da produção de lã animal.

Pare com isso

Podemos acabar com esse abuso e crueldade que envolve os animais utilizados para a produção da lã, e isso é possível com nossas escolhas de consumo e estilo de vida.

Existe também outros tecidos de origem animal que podem ser de origem vegetal além da propria reciclagem de tecido.

Isso prova que com criatividade e boa vontade, podemos mudar a realidade sofrida dos animais!



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais