Notícias

Horta caseira: saiba o que plantar no verão em cada região do Brasil

Compartilhe:     |  9 de fevereiro de 2021

A comida caseira tem um sabor especial e pode ficar ainda mais gostosa com alimentos cultivados no jardim de casa. Você já pensou em plantar temperos e até mesmo legumes na sua horta? Se sim, é importante saber que alguns cuidados devem ser observados durante o verão que podem influenciar o crescimento das mudas.

Horta caseira: saiba o que plantar nos dias de verão (Foto: Reprodução / Botanistica)
Não se esqueça de adubar a terra em que será feito o plantio de acordo com a espécie cultivada (Foto: Reprodução / Botanistica)

Segundo a especialista em jardinagem caseira Ana Regis, o clima é um fator que deve ser observado o ano inteiro. No entanto, ela conta que, no verão, a maioria dos vegetais tem boa adaptação, já que a luminosidade é positiva para o desenvolvimento das folhagens. “Nesta estação, rúcula, coentro e couve são boas opções para serem plantadas. Entretanto, é fundamental pensar no equilíbrio das regas, que devem ser diárias”, diz. Ana também recomenda que as plantas sejam colocadas em um local com cobertura, já que o excesso de sol pode ser prejudicial.

Para Érika Canton, criadora de conteúdo sobre plantas na página Agrofloresteira, as altas temperaturas podem ser muito estressantes para as espécies de frio, como o brócolis, por exemplo. “O calor pode murchar e diminuir suas ‘defesas’ contra pragas e doenças. Além disso, o próprio calor pode impedir o período de floração de algumas plantas que não se adequam ao período”, explica.

Ela acrescenta que antes de começar a montar a horta caseira, é preciso entender as necessidades do que vai ser cultivado. “Há espécies mais delicadas e outras que são de verão e de inverno. Isso acontece com a cenoura e a alface, que possuem características diferentes”, diz.

Horta caseira: saiba o que plantar nos dias de verão (Foto: Getty Images)

Veja a lista com as sugestões do que pode ser plantado no verão, de acordo com o Mapa do Cultivo, divulgado pela ISLA Sementes:

Região Sul: beterrabas, almeirões, rúculas, salsa, coentro, couve e feijão vagem.

Região Sudeste: cenoura, pimentas, pimentões, alfaces e rabanetes.

Região Centro-Oeste: melancias, abobrinhas, tomates, milho, couve-flor e repolho.

Região Nordeste: melões, pepinos, abóboras, berinjelas, abobrinhas e quiabos.

Região Norte: melancias, cenouras, pimentas e quiabos

Horta caseira: saiba o que plantar nos dias de verão (Foto: Getty Images)


Fonte: Casa Vogue - POR CAMILA SANTOS



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais