Cursos e Congressos

I Simpósio Estadual de Pesquisas e Políticas Socioambientais – SIEPPS/AM

Compartilhe:     |  9 de Maio de 2015

Entre 05 e 08 de outubro de 2015, na cidade de Manaus no estado do Amazonas, sob a organização do Projeto de Desenvolvimento Regional-DCR- “Políticas Socioambientais do Amazonas” (UEA/PPGDA/FAPEAM/CNPQ) conjuntamente com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas será realizado o I Simpósio Estadual de Estudos e Pesquisas Socioambientais – SIEPPS/AM.

Trata-se da primeira versão de um evento, que deverá ocorrer anualmente para constituir uma agenda de encontros estaduais, visando tratar questões da área socioambiental em suas diversas abordagens, objetivando atrair educadores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diversos patamares da carreira profissional, militantes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, profissionais da área etc.

Estamos comprometidos em realizar um evento que possibilite reunir pessoas de várias áreas, a fim de agregar um público alvo também diversificado, mantendo a responsabilidade de oferecer um evento de alta qualidade acadêmica e organizacional.

A concepção geral do evento considera que, apesar dos avanços obtidos no campo do direito ambiental e suas dimensões sociais, políticas e culturais, muitos obstáculos e dificuldades persistem, tanto no campo da justiça ambiental como na gestão de políticas socioambientais voltadas para a preservação do meio ambiente, incluindo outras questões que o ato de defender suscita no campo acadêmico, exigindo por isso, abordagens temáticas em torno de alguns desafios atuais no que diz respeito às políticas públicas socioambientais e aos direitos sociais, sob uma perspectiva multidisciplinar, englobando: direito ambiental, direitos humanos, direitos difusos e direitos sociais.

A temática a ser abordada inicialmente será: “Questões ambientais: desafios e propósitos”. Esse eixo temático visa favorecer a articulação dos estudos e pesquisas sobre direito ambiental com abordagens que envolvem outras categorias de análise como vulnerabilidade, pobreza, direitos humanos, direitos difusos, direito de águas, sustentabilidade e ecopolítica.

É fundamental criar espaços de troca de experiências e diálogo entre gestores, pesquisadores, acadêmicos e pessoas ligadas às entidades, organizações e aos movimentos sociais; incentivar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação nas conversações apresentadas no campo dos estudos sobre direitos, ecologia e pesquisa em direito, e ainda, estimular o debate sobre a atuação dos profissionais do direito, em especial do direito ambiental, que trabalham em diversos espaços públicos.

Compreende-se a necessidade de possibilitar uma formação mais qualificada nesta área, e fomentar a produção de conhecimentos que resultem em material bibliográfico a ser publicado e acessado por todos os interessados na área ambiental, por meio dos Anais do evento.

A programação foi pensada a fim de contemplar algumas questões ambientais e para isso o evento contará com duas palestras proferidas por convidados especialistas, nove mesas redondas compostas por docentes, pesquisadores, pessoas ligadas as instituições, organizações sociais e órgãos públicos da área ambiental e afins, três minicursos/oficinas oferecidos por convidados especialistas, doze Simpósios Temáticos coordenados por doutores e/ou pós-doutores, exposição e apresentação de pôsteres e ainda, exposição de pesquisadores dos grupos de pesquisa do PPGDA/UEA. Espera-se que esta iniciativa introduzida pelo I SIEPPS, de reunir interessados de várias áreas, visando esclarecer, informar, problematizar e debater questões socioambientais seja uma prática com vistas à formação continuada.

Márcia Cristina Lazzari
Coordenadora do Projeto DCR/Fapeam/CNPQ e do NEPPS

Convidamos todos a visitarem o site do Núcleo de Estudos de Políticas e Pesquisas Socioambientais – NEPPS
Mais informações: http://siepps.uea.edu.br/siepps/

Fonte: Portal do Meio Ambiente



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais