Notícias

Ibama faz consulta pública sobre controle de javali selvagem

Compartilhe:     |  9 de outubro de 2016

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) lançou uma consulta pública para colher propostas para o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali em Estado Asselvajado no Brasil.

A consulta segue até o dia 21 e visa reunir sugestões de setores do governo, das universidades e da sociedade em geral sobre o plano que vai definir as estratégias do País no enfrentamento aos danos causados pela presença do javali no território brasileiro.

O javali é uma espécie exótica invasora presente em grande parte do País. Natural de países europeus, a espécie não encontrou predadores naturais no Brasil e sua proliferação gera graves impactos ao meio ambiente e elevados prejuízos para o setor de agricultura, em especial para os agricultores familiares.

O texto traz um diagnóstico da situação atual do animal e sugestões de estratégias que devam ser adotadas pelo governo e sociedade civil para contornar o problema. Após a consulta, será realizada oficina de elaboração da proposta final do plano de javali.

A proposta do plano foi elaborada pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, após reuniões com especialistas e interessados no tema.



Fonte: Portal Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais