Notícias

II Semana da Virada Animal oferece eventos sobre direitos animais em Florianópolis

Compartilhe:     |  5 de novembro de 2018

Eventos de educação, conscientização e sensibilização sobre saúde, bem-estar e direitos animais movimentarão Florianópolis (SC) na segunda edição da Semana da Virada Animal, conforme a Lei n. 10.324/2018. Ao todo, serão 12 eventos a serem realizados em diversos pontos da cidade, que inclui seminários, palestras, homenagens, benção de animais, exposição de arte, entre outras atividades ao ar livre para as famílias multiespécies. A programação iniciará na segunda-feira (05/11) e encerrará no domingo (11/11) com feira de adoção de cães e gatos.

Algumas palestras com temas que abordam a reabilitação de animais silvestres, a importância da castração em animais domésticos, o combate ao lixo no mar, serão oferecidas aos alunos do ensino médio e fundamental dos colégios Acácio Garibaldi (Barra da Lagoa) e Lauro Muller (Centro), assim como às crianças do Instituto Estadual de Educação.

Entretanto, os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Direitos Animais poderão participar de quatro outros encontros: na segunda feira, 05, a UniSociesc sediará às 19h, a palestra “Direito Animal das baleias francas austral à maternidade no berçário em SC”, ministrada pelo biólogo Luiz Augusto Farnetanni e a advogada animalista, Renata Fortes; Na quinta-feira, 08, a Empresa Júnior de Oceanografia – Tétis – tratará sobre o desafio Oceano Limpo, às 18h30, no Auditório do IFSC – Unidade Mauro Ramos; Na sexta-feira, 09, haverá o 3º Seminário de Direitos Animais sobre conscientização dos direitos e proteção dos animais, bem como a Legislação municipal de proteção animal na Câmara Municipal de Florianópolis. O encontro será das 14 às 18h, com a Dra. Maria Helena Machado, presidente da Comissão dos Direitos Animais OAB/SC e com a Dra. Thaís Pundek de Araújo; Às 19h do mesmo dia, será apresentado no auditório da UniSociesc um documentário que aborda a conexão entre natureza, animais, seres humanos e interesse econômicos. O CINE–DEBATE será facilitado pela advogada animalista, Renata Fortes, a bacharel em Direito, atuante em causas gerais relativas aos Direitos Animais, Tatiele Cardoso Monteiro e pelo advogado ambientalista, Marcelo Preto Mosmann.

Os profissionais, protetores e ativistas que se destacaram em ações em prol dos animais, serão homenageados na quarta-feira, 07, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. Receberão o reconhecimento o Hospital Veterinário de Florianópolis, a fotógrafa Simone Henrique, o Banho &Tosa Miau Pet, o projeto Eco Pet Tampinhas, o centro de adestramento e hotel EducaCão, e a primeira voluntária da Diretoria do Bem-Estar Animal/Dibea, Dna. Neusa Maria Belardinelli. A homenagem póstuma será à ambientalista e ativista pelos direitos animais e co-fundadora da Acapra, em 1982, a Sra. Cristalma Papa Gonçalves. A sessão solene será aberta ao público

O sábado será o momento mais esperado da Semana da Virada Animal. Diversas entidades estarão presentes em um dia de atividades na Beira Mar do Continente, das 10h às 18h. A programação inclui Cãominhada, benção dos animais, distribuição de mudas pela Floram, espaço felino de saúde animal, Reike para animais, oferecido pela Casa de Chico, exposição de telas da artista plástica Fátima Munch, adestramento funcional e motivacional de cães em grupo, brechó em prol da causa animal, distribuição de cartilhas educativas, foodtrucks, venda de produtos veganos, entre outras ações voltadas para a família e seus animais. O ex-vereador Guilherme Botelho fará uma apresentação musical e a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina fará o encerramento.

No domingo, ultimo dia da Semana, será oferecido pela rede Brasil Atacadista, um dos apoiadores do evento. A loja dos Ingleses sediará um evento de adoção de cães e gatos, das 10h às 15h.

A segunda edição da Semana da Virada Animal é organizada pela Associação Catarinense de proteção Animal – Acapra – em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. O evento deste ano também conta com o apoio do Brasil Atacadista, Floripa em Movimento, Somar Floripa, Instituto Estadual de Educação, Instituto Federal de Santa Catarina, R3 Animal, Eco Pet Tampinhas, UniSociesc, Curso de Oceanografia da UFSC, EducaCão, Floram, MiauPet, e Inove Sonorização

Sobre a Semana da Virada Animal

A Semana da Virada Animal foi instituída pela Lei n. 10.324/2018, a ser inclusa no calendário do município e realizada a cada ano, por entidades privadas e Organizações Não Governamentais, na primeira semana do mês de outubro. A primeira edição ocorreu em 2017. A lei foi proposta no mesmo ano pela vereadora Maria da Graça Dutra e sancionada pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, no ano seguinte.

O texto da Lei sugere que qualquer pessoa física ou jurídica possa promover de forma independente durante este período, ações para sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde, proteção e direitos dos animais; estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; valorizar e incentivar manifestações educativas ambientais, e ainda propiciar espaços para informação e convivência.

Saiba mais sobre a Lei AQUI.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais