Projetos Ambientais

Ikea libera projeto de casinhas para abelhas

Compartilhe:     |  23 de maio de 2020

abrigos abelhas

Na última quarta-feira (20) foi celebrado o Dia Mundial das Abelhas. Essenciais para a produção de alimentos, estes agentes polinizadores estão morrendo pela aplicação de agrotóxicos nos cultivos e pela perda de habitat natural. Entre os esforços para reverter o declínio das abelhas, há grupos que incentivam a criação de abelhas sem ferrão.

Neste sentido, o projeto “beehome” da empresa sueca Ikea pode ser útil. A ideia é criar casinhas de madeira para abelhas.

O projeto está dividido em três etapas. A primeira delas é escolher o design que deseja tendo como base parâmetros predefinidos. Você pode selecionar altura, quantidade de andares e qual será a base da casa – isso muda conforme onde pretende instalá-la – telhado ou quintal, por exemplo.

Em seguida, poderá fazer o download do design instantaneamente e de graça. Depois basta procurar um marceneiro para fazer os cortes ou, se tiver habilidades manuais, fazer você mesmo.

O download do design é bem detalhado e dá várias dicas. Desde a escolha da madeira até os cuidados para manutenção da casinha depois de pronta.

O último passo é plantar flores ao redor da “residência” para atrair as abelhas.

diy home bee
Foto: Irina Boersma

O projeto, que tem código aberto, foi criado pelo SPACE10 – centro de inovação externo da IKea – em parceria com o estúdio Bakken & Bæck e a designer Tanita Klein.

Veja aqui como fazer sua casinha para abelhas.



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais