Notícias

Imagem curiosa de “morcego cósmico” é flagrada por telescópio

Compartilhe:     |  15 de março de 2019

Nesta quinta-feira (14), foi divulgada a imagem de um “morcego” cósmico que fica a dois mil anos-luz de distância da Terra. A região escura pôde ser avistada pelo observatório Very Large Telescope (VLT), da European Organisation for Astronomical Research (ESO).

A forma curiosa está escondida em meio a constelação de Órion – uma das mais fáceis de se avistar em todo mundo – e não emite luz. A representação é, na realidade, iluminada por um aglomerado de estrelas jovens.

Em nota divulgada pela ESO, esse é o retrato mais detalhado já feito desse fenômeno. Os astrônomos que capturaram a imagem acreditam que ela foi moldada por ventos estelares da região.

Cientistas explicam que as nuvens do “morcego” são formadas por fluxos de plasma escaldante, que são lançados de uma atmosfera estelar a uma velocidade extremamente alta.

De acordo com o site do ESO, o VLT é o mais avançado do mundo: tem quatro telescópios com espelhos principais e outros quatro auxiliares. A tecnologia é principalmente utilizada para avistar objetos que não podem ser vistos a olho nu ou com um telescópio mais simples.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais