Notícias

Imagens de ‘onda de lixo’ em praia do Rio de Janeiro corre o mundo

Compartilhe:     |  5 de janeiro de 2021

As imagens da areia da praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, tomada por uma “onda de lixo” no fim de semana percorreram o mundo. Um dos vídeos foi compartilhado pelo surfista e campeão mundial Kelly Slater em uma rede social.

Uma grande quantidade de latas, cabeças de boneca, sacos plásticos, chinelos e garrafas PET se espalharam pela areia após as chuvas que atingiram a capital fluminense na véspera de Ano Novo.

As imagens foram feitas pelo Mar Urbano e viralizaram. “Se você perdeu a nossa live gravada hoje no fim de tarde na Praia de São Conrado, Rio de Janeiro, assista aqui os melhores momentos… ou os piores…”, diz a publicação no Instagram.

“Hoje na Praia de São Conrado foi possível observar uma pequena parcela do que acontece ao redor do mundo.

São cerca de 325 mil toneladas de plástico todos os anos, que chegam aos mares brasileiros. Segundo o relatório “Um Oceano Livre de Plástico”, lançado em dezembro pela nossa parceira @oceanabrasil , 80% do lixo que chega no Oceano tem origem em terra firme.

Segundo esse relatório as principais fontes de lixo plástico que acabam parando no mar, no Brasil são: 1. Lixo descartado nas ruas, praias e estradas chega no sistema de drenagem e esgoto, e chega ao mar; 2. Descarte do lixo feito diretamente nos rios e córregos; 3. Vento e chuva levam resíduos plásticos dos lixões para córregos e rios;4. Produtos industriais descartados inadequadamente ou perdidos durante o transporte”, alerta ainda a publicação.

“Quer ver com os próprios olhos os sinais dessa crescente poluição por plástico? Caminhe pela praia após uma chuva forte em uma grande cidade como o Rio de Janeiro”, conclui a postagem.



Fonte: MSN - Catraca Livre



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais