Notícias

Imazon: Desmatamento na Amazônia cai 8% em dezembro

Compartilhe:     |  30 de janeiro de 2020

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou na última terça-feira (28) os dados do desmatamento na Amazônia referentes a dezembro. Pela primeira vez desde o início do novo chamado calendário-Prodes, medido entre julho de um ano e agosto do ano seguinte, houve queda no tamanho da área derrubada em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Após 4 subidas, em dezembro de 2019 houve a primeira queda no ritmo do desmate, de 8%, em comparação com dezembro de 2018. Em termos práticos foram desmatados 227 quilômetros quadrados (km²) no último mês de 2019. Já em 2018, a perda de floresta atingiu 246 km²

Por enquanto, essa é uma falsa boa notícia. De agosto até dezembro, o Sistema SAD, do Imazon, detectou a perda de 6.200 km². Um aumento de 67% em comparação com o mesmo período do ano anterior. É como se uma área florestal maior que o Distrito Federal desaparecesse em 4 meses.

Desmatamento por estado

O desmatamento em dezembro ocorreu no Pará (47%), Mato Grosso (22%), Rondônia (13%), Amazonas (9%), Roraima (5%), Acre (2%), Amapá (1%) e Tocantins (1%).



Fonte: ((o))Eco - Daniele Bragança



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais