Notícias

Impacto global com enchentes de rios em todo o mundo pode triplicar até 2030

Compartilhe:     |  7 de março de 2015

O número de pessoas afetadas por enchentes de rios em todo o mundo poderá quase triplicar nos próximos 15 anos, mostra uma análise feita pelo Instituto de Recursos Mundiais (WRI, na sigla em inglês). De acordo com o documento, que afirma ser a primeira análise pública de todos os dados do mundo sobre os riscos de inundações atuais e futuras, as mudanças climáticas e o crescimento da população estão impulsionando o aumento.

Em apenas 15 anos, aponta o documento, esses números podem subir para cerca de 50 milhões de pessoas afetadas com um custo anual potencial para a economia mundial de cerca de 340 bilhões de libras.

Ele demonstra, ainda, que cerca de 20 milhões de pessoas estão em risco de serem afetados por inundações, o que custa quase 65 bilhões de libras no PIB.

O Banco Mundial diz que este cálculo vai ajudar a informar os governos sobre as estratégias de mitigação e de defesa. De acordo com a Cruz Vermelha, quase metade dos desastres naturais que eles lidaram no ano passado foram causadas por inundações.

Nessa terça-feira, um levantamento feito pela Eletrobras Distribuição Acre mostrou que 20.629 unidades consumidoras de Rio Branco tiveram o fornecimento de energia interrompido devido à cheia histórica do Rio Acre.



Fonte: O Globo - Com agências internacionais



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais