Notícias

Importância dos polinizadores é destacada pelo MMA em 9 livros

Compartilhe:     |  24 de março de 2015

Sete culturas consideradas importantes no Brasil precisam da atuação direta de insetos e pássaros para dar frutos

Nove publicações baseadas no trabalho essencial dos polinizadores já estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estudos versam sobre planos de manejo para viabilizar o uso sustentável e a restauração da diversidade dos polinizadores na agricultura e nos ecossistemas relacionados; tratam da importância dos insetos na produção de mangabas, e de como as graviolas se desenvolvem depois da visita dos besouros.

Um dos livros explica como a aceroleira se enche de frutos a partir do trabalho solitário das abelhas, que são igualmente importantes para a cultura do algodoeiro e do maracujazeiro. E há, ainda, link para uma obra que retrata a preocupação de cientistas e pesquisadores sobre o uso de pesticidas e sua influência na vida dos polinizadores.

A apicultura e a meliponicultura são consideradas atividades essenciais da cadeia produtiva agrícola, pois existem culturas que não sobreviveriam sem o trabalho de polinizadores como abelhas, morcegos, beija-flores, borboletas, marimbondos e outros insetos. Sete culturas (algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate), consideradas importantes no Brasil, precisam da atuação direta dos polinizadores para dar frutos.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1173

Links:
Projeto avalia a importância da polinização para a agricultura
Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano
Conservação de polinizadores
Conheça aqui as novas publicações


Fonte: Ascom/MMA - Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais