Notícias

Impressora 3D constrói casa de 2 pisos 60% mais barata e em tempo recorde

Compartilhe:     |  21 de julho de 2020

As impressões em 3D tem uma evolução rápida. A tecnologia antes usada para imprimir objetos migrou para a arquitetura e hoje já temos projetos de construção de pequenas casas até vilarejos de baixo custo com impressoras 3D.

Foto: Kamp C

Recentemente, a empresa Kamp C trouxe mais uma novidade para este mercado. Uma casa com dois pisos foi construída usando uma impressora 3D em Amberes, Bélgica. A construção levou 3 semanas mas a empresa afirma que com alguns ajustes, o processo todo pode ser reduzido a 2 ou 3 dias.

A maior impressora 3D da Europa

Foto: Kamp C

O projeto de 90m² é pioneiro pelo fato da casa impressa ter 2 pavimentos. Segundo os responsáveis, a impressora usada é a maior da Europa. O modelo COBOD BOD2 mede 10 x 10 m e, como acontece em outros projetos de casas em impressão 3D, usa uma mistura similar ao cimento para a construção da estrutura base com a aplicação por meio de uma abertura. O acabamento e detalhes finais ficam a cargo de uma equipe especializada, responsável pela construção do telhado, portas e janelas, por exemplo.

Foto: Kamp C

“A resistência do material é três vezes maior do que a de tijolos convencionais e a construção é muito mais rápida. Além disso a necessidade de fibras do cimento e de malha metálica usadas são menores, o que permite uma economia de até 60% material, tempo e investimento”, explica a responsável pelo projeto, Marijke Aerts.

Foto: Kamp C

Interior

O interior da casa é bastante similar a uma residência belga típica. No entanto ninguém vai efetivamente morar nesta casa, pois ela foi construída para testar a tecnologia e vai servir como um protótipo para futuros projetos. O primeiro teste teve financiamento público, já que o governo pode usar a arquitetura com impressora 3D em outras iniciativas.

Foto: Kamp C

A casa possui um hall de entrada, duas salas, e cozinha. Outras tecnologias sustentáveis, como aquecimento e painéis solares e a estrutura para instalação de um telhado verde também fazem parte do projeto.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais