Notícias

Incerteza do isolamento causa impactos na saúde mental, dizem especialistas

Compartilhe:     |  14 de julho de 2020

Priscila Correia, de 37 anos, está angustiada com a flexibilização do isolamento social. Ela mora com a avó, de 93 anos, e não sai de casa há mais de cem dias, desde que foi determinada a quarentena por causa do novo coronavírus. Já Fabiano Barcellos, de 40, diz ser “muito da rua” e se sente incomodado por não saber quando a reclusão terá fim. Assim como o Rio, cidades de São Paulo, Minas e Pernambuco precisaram recuar na reabertura após observar que a liberação de serviços não essenciais criou aglomerações.

— O maior problema do ansioso é não saber quando isso acaba — diz Fabiano.

Especialistas veem com preocupação a possibilidade de um novo endurecimento das medidas se as contaminações e mortes voltarem a subir.

O possível retorno às aulas presenciais dos filhos é o que tem tirado o sono de Aline Borba, de 41 anos. Mãe de Ana Carolina, de 10, e de Matheus, de 14, ela não sabe o que vai fazer quando os colégios reabrirem:

— Meu filho não quer voltar durante a pandemia de jeito nenhum. Já Ana Carolina está com medo, porém sofrendo com esse isolamento, diz que sente falta das pessoas e do contato humano.

Estudos indicam o aumento do nível de ansiedade como o principal efeito da quarentena sobre a saúde mental. Especialistas dizem que um dos motivos da confusão é a falta de uma coordenação nacional de combate ao vírus.

— Informações conflitantes podem gerar um estado de desamparo nas pessoas, fazendo com que não confiem mais nas notícias oficiais — avalia Ronaldo Pilati, professor de Psicologia Social da UnB.

Segundo Guilherme Polanczyk, psiquiatra da USP, é esperado que os mais jovens tenham mais dificuldade de lidar com o isolamento social.

— Essa perspectiva de sair, de estar num grupo social novamente, de enfrentar o mundo, de correr o risco da contaminação, gera ansiedade — diz o médico, que indica massagem contra o estresse.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais